Santo André realiza última etapa de concurso público para contratação de GCMs

In ABCD On

Nesta fase serão cumpridas 478 horas de curso com matriz curricular direcionada aos futuros agentes de segurança

A Prefeitura de Santo André está na última etapa do concurso público para a contratação de novos Guardas Civis Municipais.

Nesta fase foram selecionadas 89 pessoas, sendo 70 homens e 19 mulheres.

Todos participarão de um curso de formação específico com questões da matriz curricular nacional.

“Nossa corporação é forte, já passamos por decisões judiciais que enfraqueciam o poder de polícia da GCM e isso hoje foi superado. E é isso que a população espera de nós, a integração com as forças policiais e a estabilidade institucional. Sabemos o desafio da segurança pública e o que a população clama”, diz, em resumo, o prefeito Paulo Serra, que participou da abertura da última etapa do concurso nesta segunda-feira.

O concurso público para a contratação de novos GCMs foi realizado em janeiro de 2020 e, após o período de pandemia de Covid-19, foi retomado no ano passado.

Os candidatos passaram por diversas etapas como prova teórica e científica, além de teste de aptidão física, psicológica e psicotécnica, além de investigação social.

Nesta etapa final serão abordadas noções de direito processual, direito penal e direitos humanos, primeiros socorros, armamento e aulas de tiro, Defesa Civil, meio ambiente, noções de sociologia e criminalística.

“Poder contar com esses novos guardas futuramente vai reforçar ainda mais nossa corporação e permitir que a gente atenda a população de uma maneira cada vez mais eficaz. Temos uma GCM valorizada, uma cidade monitorada e estamos em busca de aumentar ainda mais a percepção de segurança da nossa gente”, frisou, da mesma forma.

Homenagem

No evento da aula inaugural desta última etapa do concurso público foi concedida uma homenagem com medalhas de honra ao mérito aos dois guardas que realizaram o salvamento de uma bebê há duas semanas, vítima de engasgamento.

Além disso, os pais da criança também compareceram para receber a homenagem.

Na ocasião, os GCMs André José Eduardo de Faveri e Rodrigo Amaral Gomes estavam em ronda pela Rua Suçuarana, nas proximidades da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Chico Mendes, quando avistaram o pai saindo de sua residência pedindo socorro aos agentes de segurança, pois sua filha havia engasgado com leite materno.

De imediato os dois guardas levaram a criança para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Luzita e, no percurso, iniciaram uma manobra de reanimação conhecida como Heimlich, técnica de primeiros socorros que induz uma tosse artificial para que o objeto seja expelido da traqueia.

Fotos: Helber Aggio/PMSA

You may also read!

Prefeitura atende cerca de 200 pessoas no mutirão de prótese odontológica em Diadema

Ação mobilizou, em primeiro lugar, equipe de 50 profissionais de três áreas: Centro de Especialidades Odontológicas, Quarteirão da Saúde

Read More...

Mais de 700 trabalhadores encaminhados para processos seletivos no 3º Feirão do Emprego de Mauá

Apenas uma indústria, no Sertãozinho, selecionou, acima de tudo, mais de 10 currículos de candidatos para entrevistas ao longo

Read More...

AME Mauá reduz pela metade taxa de absenteísmo

Ações de matriciamento e aproximação com a Regulação Municipal causaram queda de 25% para 13% no índice de faltas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu