Santo André realiza ações contra a dengue

In ABCD, Saúde On
- Updated
Fotos: Helber Aggio/PMSA

Equipes da Secretaria de Saúde e do Fundo Social de Solidariedade presentes, acima de tudo, em pontos de grande circulação durante os quatro dias de folia

Enquanto boa parte da população curte o Carnaval, equipes da Secretaria de Saúde de Santo André seguem atuando no combate ao mosquito da dengue.

Nos quatro dias de folia, técnicos do Departamento de Vigilância à Saúde e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) visitam parques da cidade, entre outros locais, para eliminar possíveis criadouros e orientar a população sobre os cuidados que devem ter em suas residências para não deixar água parada.

A primeira ação ocorreu no sábado (10.02) na região do Parque Celso Daniel, no bairro Jardim, e na Rua Coronel Oliveira Lima, no Centro.

Munidos de frascos para coleta, pipetas, peneira e larvicida, os agentes visitaram 365 imóveis.

Além disso, realizaram 8 bloqueios, coletaram 12 amostras de larvas e orientaram cerca de 3,5 mil pessoas.

“O combate à dengue exige um trabalho constante e ininterrupto. Por isso, mesmo durante o Carnaval, nossas equipes estão nas ruas para realizar ações de conscientização e de fiscalização com o objetivo de prevenir casos da doença”, afirma o prefeito Paulo Serra.

Materiais educativos

Além dessa busca ativa, foram distribuídos materiais educativos para a população.

Isso em uma tenda com orientadores e exposição de maquetes – apresentando cenário certo e errado –, larvas do mosquito Aedes aegypti e outros informativos.

A iniciativa conta com a parceria do Fundo Social de Solidariedade, que participou do planejamento estratégico das ações para levar informação e cuidado para o maior número possível de munícipes.

“Quando falamos em cuidar de pessoas, o Fundo Social de Solidariedade não poderia ficar de fora. Por isso, em parceria com a Secretaria de Saúde, estamos colaborando com as ações de combate à dengue”, afirma a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Claudia de Fabris.

Neste domingo (11.02), as equipes atuam no Parque Deputado José Cicote (Central), na Vila Assunção, e no Parque Antônio Fláquer (Ipiranguinha), na Vila Alzira.

Já na segunda-feira (12.02) será a vez do Parque Regional da Criança, no Parque Jaçatuba, e do Parque Antônio Pezzolo (Chácara Pignatari), na Vila Metalúrgica.

Por fim, na terça-feira (13) a ação ocorre no Parque Guaraciaba e no Parque do Pedroso.

Além dos parques, as equipes estão visitando residências e pontos comerciais da cidade em busca de possíveis criadouros do mosquito.

Os bairros já visitados foram escolhidos de acordo com a maior incidência de casos.

A ação já ocorreu no Jardim Santo André, Jardim Carla, Condomínio Maracanã, Campestre, Vila Palmares, Santa Maria, Vila Suíça e Parque Miami.

Prevenção

O Ministério da Saúde alerta que cerca de 75% dos criadouros do mosquito transmissor da dengue estão nos domicílios.

Ou seja, em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras e bebedouros em geral.

Além de pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos, etc.).

Acabar com a dengue requer atenção de todos, já que qualquer água parada pode se transformar em criadouro do mosquito.

Para isso, a recomendação é manter a caixa d’água bem fechada, colocar areia nos vasos de planta, amarrar bem os sacos de lixo e limpar bem as calhas.

Também guardar pneus em locais cobertos, não acumular sucata e entulho, esvaziar garrafas PET, potes e vasos.

Por fim, em conclusão, receber bem os agentes de saúde e os de endemias.

 

You may also read!

4ª Mostra de Gatos do Dr. Hato reúne algumas das raças felinas mais admiradas em Santo André

Evento gratuito acontece, em primeiro lugar, neste sábado, 18 de julho, e reúne criadores especializados para apresentar algumas das

Read More...

Servidor de Mauá conclui pós-graduação na área de Defesa Civil

Fabrício Tortelli é, em primeiro lugar, o único pós-graduado na área no ABCD e buscou avançar o conhecimento onde

Read More...

Escritora Lilia Guerra participa de roda de leitura na Casa da Palavra Mário Quintana

Encontro vai promover, em primeiro lugar, mergulho no universo dos contos nesta terça-feira Uma das vozes mais potentes e celebradas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu