Santo André lança programas de atendimento psicológico na rede municipal e busca ativa para redução da evasão escolar

In Educação On
- Updated
Secretária da Educação, Cleide Bochioxio. Fotos: Alex Cavanha/PMSA

A Secretaria de Educação de Santo André apresentou nesta quarta-feira (03.11) dois programas inovadores na rede municipal: Con_Viver Bem e Nenhum a Menos.

Cerca de 100 gestores da Educação conheceram, em primeiro lugar, os detalhes das iniciativas no auditório do Centro de Formação de Professores Clarice Lispector.

De acordo com a secretária de Educação, Cleide Bochixio, os projetos foram idealizados para fazer a diferença na vida dos alunos.

“De maneira inovadora utilizaremos estes recursos da melhor maneira possível. Com o engajamento de todos os envolvidos trabalharemos pelas crianças e suas famílias. Educação é uma forma sustentável de sobrevivência”, disse em resumo.

Programa Con_Viver Bem

A iniciativa conta com 20 psicólogos com múltiplas expertises para atender prioritariamente professores da rede de ensino municipal de Santo André, equipe gestora, outros profissionais que compõem a unidade escolar e a comunidade.

O objetivo é apoiar emocionalmente os profissionais das escolas com propostas coletivas e, se necessário, casos individuais poderão ser encaminhados. “São propostas formativas nas reuniões pedagógicas e encontros coletivos de docentes e equipes gestoras, ouvindo, desenvolvendo dinâmicas para colaborar na superação de dificuldades pós-pandemia, bem como com o objetivo macro de saúde mental preventiva, assim como no cuidado para com o estabelecimento das relações interpessoais que reflitam positivamente na vida pessoal e profissional de cada um”, destacou a gerente de Educação Inclusiva, Sandramara Gerbelli.

Nenhum a Menos

O programa tem como finalidade garantir a permanência dos alunos nas escolas a partir da ação de 33 assistentes sociais.

Em casos de evasão, eles irão em busca do aluno, identificando, da mesma forma, os motivos que levaram o estudante a evadir ou abandonar a escola.

Vale destacar que, para o desenvolvimento do programa, há a “plataforma de busca ativa escolar”.

Ela permite armazenar dados e registros necessários, além serviços oferecidos pelas secretarias envolvidas nos serviços de atendimento.

O programa tem caráter intersetorial, contando com setores da Saúde, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e Fundo Social de Solidariedade, por meio da Escola de Ouro Andreense.

“Temos que estar com nossos alunos dentro da escola. Cabe a nós, contando com a intersetorialidade disponível em nossa ferramenta, fazer com que os alunos se sintam pertencentes às escolas, com carinho e acolhimento. Esta é nossa responsabilidade e desafio”, disse, em conclusão, a coordenadora do programa Nenhum a Menos, Elin de Freitas Monte Claro Vasconcelos.

You may also read!

Marcelo Copello apresenta o Diplôme de Wine & Spirits do Le Cordon Bleu Brasil

Joaquim Alessi Um dos jornalistas que mais entendem de vinhos no Brasil, meu amigo Marcelo Copello traz, em primeiro lugar,

Read More...

Fundo Social de Diadema atualiza itens para doação ao Rio Grande do Sul

Por meio da Campanha Sua Vida Importa para Mim, cidade já enviou, acima de tudo, mais de 25 toneladas

Read More...

Dia Mundial da Reciclagem registra avanço na proteção ambiental e geração de renda em Mauá

Valores demonstram, em primeiro lugar, que população aderiu ao programa Recicla Mauá Nesta sexta-feira (17.05) é comemorado o Dia Mundial

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu