Santo André inicia mapeamento e diagnóstico de agricultores urbanos

In ABCD On
Fotos: Divulgação/Semasa

Buscando por alternativas e ações que contribuam para a redução dos resíduos enviados ao Aterro Sanitário e com vistas a fomentar a economia local, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou nesta semana o levantamento de agricultores urbanos de Santo André, também conhecidos como hortelões.

O trabalho conta com o apoio do Núcleo de Inovação Social da Prefeitura de Santo André.

O objetivo central do diagnóstico é estruturar uma política pública municipal de agricultura urbana e periurbana.

O levantamento preliminar realizado pela autarquia apontou que existem  206 hortelões atuando em áreas da Enel (linhas de transmissão de energia), 19 hortas em unidades escolares e três em centros de formação profissional. Além disso, foram identificados alguns espaços que são utilizados para cultivo de plantas ornamentais.

O diagnóstico realizado percorrerá todo o município encontrando e identificando estas pessoas que atuam na agricultura urbana.

Além de observar os espaços e entender melhor como as hortas estão estruturadas, os agentes colherão informações – por meio de um questionário próprio – sobre dados sociodemográficos e socioeconômicos, tipo de culturas do local, horário de funcionamento, técnicas de conservação do solo ou adubação adotadas, se há pragas ou doenças nos produtos, entre outros questionamentos.

O mapeamento deve ser finalizado em 30 dias e, após esse período, os dados serão compilados para formatar o diagnóstico final.

Durante a abordagem, os agentes também registrarão apontamentos realizados pelos hortelões, como algum problema enfrentado, dificuldades, etc.

Caso o munícipe conheça alguma horta urbana ou o próprio agricultor, e queira informar ao Semasa que atua em um espaço  na cidade, é possível enviar os dados pelo formulário on-line https://forms.gle/M7aEzenyKLSdwxHa6.

You may also read!

Biblioteca Cecília Meireles realiza sexto sarau do ano neste sábado

Evento é gratuito e, acima de tudo, com microfone aberto a todos, sem necessidade de inscrição A Biblioteca Cecília Meireles,

Read More...

Em Mauá, “É Bom Demais”! E vai ficar ainda melhor com participação popular

Um tributo ao grupo de pagode Só Pra Contrariar é, em primeiro lugar, uma das atrações da Agenda Cultural,

Read More...

Santo André sedia 2º Festival Cultural Leste Europeu de Inverno neste sábado

Gastronomia, artesanato e atrações culturais podem ser conferidas, portanto, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, das 10h às

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu