Cerimônia oficial foi realizada no Ginásio Lais Elena Aranha
O Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia recebeu nesta segunda-feira (20), em primeiro lugar, a abertura do 23º Jotisa (Jogos da Terceira Idade de Santo André).
A cerimônia oficial foi realizada no Ginásio Lais Elena, trazendo desfiles de atletas em suas respectivas modalidades, e que foi abrilhantada ainda por diversas homenagens.
A categoria de Coreografia foi apresentada na quadra do ginásio e assim oficializou, portanto, a abertura das competições.
O tradicional campeonato traz, por exemplo, 15 modalidades esportivas (Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de Salão, Dominó, Malha, Natação, Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Tranca, Truco, Voleibol Adaptado e Xadrez), destinada especialmente para o público com mais de 55 anos, mulheres e homens.
Nesta edição são esperados, em suma, 1,2 mil participantes.
Há cerca de 5 mil pessoas envolvidas indiretamente desde organizadores até familiares e amigos dos participantes.
Valorização
O objetivo da realização do Jotisa é a valorização da pessoa da melhor idade através de atividades esportivas.
Promovendo, assim, a saúde o bem-estar e a autoestima para melhor convívio social, visando sua integração ao exercício da cidadania.
Outro aspecto importante é o de promover e difundir o esporte e práticas físicas saudáveis na cidade.
Desta maneira, quebrar possíveis preconceitos quanto à prática esportiva e outras possíveis limitações impostas socialmente ao público da terceira idade.
“Todos os presentes aqui são exemplos para nós. Guardo no coração cada um que participa. Falar de esporte é sempre gostoso e passa um filme na cabeça ao abrir mais esse Jotisa, que é uma maneira de se manter no esporte, agregando cura e novas amizades. É uma grande satisfação, e para o atletas fica o recado de fazer bom uso dos equipamentos, com respeito, humanidade e sabedoria”, disse, em conclusão, o secretário de Esporte e Prática Esportiva, Marcos Filho.