Moradores foram autuados; disposição ilegal de materiais tem sido frequente na calçada da Estação de Coleta Erechim, que está fechada temporariamente para reformas
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) autuou moradores por descarte irregular de materiais na manhã desta sexta-feira (22.03), no Parque Erasmo Assunção.
Os resíduos foram colocados, por exemplo na calçada da Estação de Coleta Erechim, fechada temporariamente para passar por obras de reforma.
Desde que o ecoponto, na Rua Erechim, foi fechado provisoriamente, o local se tornou, em primeiro lugar, cenário de frequente disposição ilegal de resíduos e entulho por parte da população.
Por isso, o Semasa tem realizado, acima de tudo, rondas e operações frequentes para barrar esse tipo de crime ambiental.
Flagrante
O flagrante foi feito pelos agentes da Fiscalização Ambiental da autarquia.
Eles identificaram a placa do veículo utilizado pelos infratores – dois indivíduos do sexo masculino, que descarregaram diversos sacos de entulho no passeio.
Os responsáveis vão receber multa (auto de infração ambiental) no valor de 200 FMPs (Fator Monetário Padrão – equivalente a R$ 1.060,32).
Assista ao vídeo:
As intervenções na Estação de Coleta Erechim tiveram início no começo de março e vão durar 45 dias.
Desde então, o Semasa já precisou retirar 20 metros cúbicos de resíduos descartados pela população.
Os principais materiais jogados são restos de pequenas construções, recicláveis em geral, móveis e madeiras, colchões e eletrodomésticos.
Além de alertar a população sobre as obras no local, a autarquia informou sobre o ecoponto mais próximo (Estação de Coleta Santo Alberto, na Rua Evangelista de Souza, 1.689 – Jardim Santo Alberto), a apenas 1,5 km de distância do ponto.
Os agentes da Fiscalização Ambiental seguirão pela região com o objetivo de realizar novos flagrantes e inibir esse tipo de prática ilegal.
Além de representar custos para o poder público, que realiza a limpeza do local, o descarte irregular de resíduos é prejudicial à saúde pública.
Afinal, o lixo permite a proliferação de vetores transmissores de doenças e, especialmente na época de chuvas, representam risco de inundações e enchentes.
O descarte irregular de lixo é, em conclusão, um crime ambiental passível de multa e detenção.
A população pode e deve denunciar esta prática ao Semasa, que conta com o apoio dos moradores para realizar flagrantes.
Denúncias devem ser feitas pelo site www.semasa.sp.gov.br (24 horas por dia), redes sociais da autarquia ou pelo telefone de atendimento 0800-4848115 ou 4433-9300 – de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.