Santo André flagra descarte irregular de resíduos no Parque Erasmo Assunção

In ABCD On
- Updated
Fotos e vídeo: Divulgação/Semasa

Moradores foram autuados; disposição ilegal de materiais tem sido frequente na calçada da Estação de Coleta Erechim, que está fechada temporariamente para reformas

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) autuou moradores por descarte irregular de materiais na manhã desta sexta-feira (22.03), no Parque Erasmo Assunção.

Os resíduos foram colocados, por exemplo na calçada da Estação de Coleta Erechim, fechada temporariamente para passar por obras de reforma.

Desde que o ecoponto, na Rua Erechim, foi fechado provisoriamente, o local se tornou, em primeiro lugar, cenário de frequente disposição ilegal de resíduos e entulho por parte da população.

Por isso, o Semasa tem realizado, acima de tudo, rondas e operações frequentes para barrar esse tipo de crime ambiental.

Flagrante

O flagrante foi feito pelos agentes da Fiscalização Ambiental da autarquia.

Eles identificaram a placa do veículo utilizado pelos infratores – dois indivíduos do sexo masculino, que descarregaram diversos sacos de entulho no passeio.

Os responsáveis vão receber multa (auto de infração ambiental) no valor de 200 FMPs (Fator Monetário Padrão – equivalente a R$ 1.060,32).

Assista ao vídeo:

As intervenções na Estação de Coleta Erechim tiveram início no começo de março e vão durar 45 dias.

Desde então, o Semasa já precisou retirar 20 metros cúbicos de resíduos descartados pela população.

Os principais materiais jogados são restos de pequenas construções, recicláveis em geral, móveis e madeiras, colchões e eletrodomésticos.

Além de alertar a população sobre as obras no local, a autarquia informou sobre o ecoponto mais próximo (Estação de Coleta Santo Alberto, na Rua Evangelista de Souza, 1.689 – Jardim Santo Alberto), a apenas 1,5 km de distância do ponto.

Os agentes da Fiscalização Ambiental seguirão pela região com o objetivo de realizar novos flagrantes e inibir esse tipo de prática ilegal.

Além de representar custos para o poder público, que realiza a limpeza do local, o descarte irregular de resíduos é prejudicial à saúde pública.

Afinal, o lixo permite a proliferação de vetores transmissores de doenças e, especialmente na época de chuvas, representam risco de inundações e enchentes.

O descarte irregular de lixo é, em conclusão, um crime ambiental passível de multa e detenção.

A população pode e deve denunciar esta prática ao Semasa, que conta com o apoio dos moradores para realizar flagrantes.

Denúncias devem ser feitas pelo site www.semasa.sp.gov.br (24 horas por dia), redes sociais da autarquia ou pelo telefone de atendimento 0800-4848115 ou 4433-9300 – de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

You may also read!

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André funcionará, portanto, das 20h às 12h entre 15 e 24 de

Read More...

Morre o massagista Miguel de Oliveira, personagem marcante da história do futebol

O massagista Miguel de Oliveira, de Santo André, personagem da história do futebol brasileiro, morreu neste domingo (14.12), aos

Read More...

Assedec entrega kits de Natal a 400 crianças de Mauá

Com a presença do Papai Noel, crianças receberam, acima de tudo, brinquedos, roupas, calçados e chocotones O sábado (13.12) foi

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu