Santo André faz parceria com Federal do ABC para monitoramento de dados demográficos

In ABCD On
Foto: Helber Aggio/PMSA

Termo de cooperação permitirá que a cidade tenha dados atualizados sobre a população e possa planejar políticas públicas de maneira mais efetiva

A Prefeitura de Santo André firmou nesta quinta-feira (2), em primeiro lugar, parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC) para o lançamento do projeto Monitor Demográfico.

A iniciativa vai, portanto, compilar dados gerados por diversos órgãos de estatística e serviços municipais para estimar a população da cidade e dos bairros.

O resultado será, acima de tudo, uma importante ferramenta na elaboração de políticas públicas.

O projeto conta também com a parceria do Laboratório de Estimativas e Projeções Populacionais (LEPP) da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

O termo de cooperação técnico-científico com a UFABC foi assinado no gabinete do prefeito, com a presença do reitor da universidade, Dácio Matheus.

Longo prazo

“Essa parceria faz parte da nossa estratégia de pensar Santo André no longo prazo, projetando a cidade que queremos quando o município completar 500 anos”, afirmou, em suma, o prefeito Paulo Serra.

O Monitor Demográfico vai elaborar um panorama da dinâmica demográfica da cidade em cada bairro, incluindo informações sobre sexo e idade dos residentes entre 2000-2030, fazendo uma projeção da dinâmica da população no período.

Com a parceria, Santo André passará a ter dados mais atualizados e ficar menos dependente das informações do Censo – pesquisa do IBGE que é realizada apenas a cada dez anos.

No período entre a realização dos Censos, os números da população são atualizados pelo  IBGE para a população total do município.

Mas não detalha a distribuição desta população por bairro, faixa etária e sexo.

Com este projeto as atividades de planejamento ganharão um importante recurso qualitativo.

Santo André possui 112 bairros oficiais.

A população destes bairros foi apurada no Censo Demográfico de 2010 e será atualizada com a divulgação dos dados do Censo de 2022.

Mas, até o próximo Censo, provavelmente no ano de 2030, os dados populacionais por bairro não serão atualizados pelo IBGE.

O projeto surgiu após contato da Gerência de Indicadores Sociais e Econômicos (Gise), da Secretaria de Planejamento Estratégico e Licenciamento, com o Grupo de Estudos e Pesquisas Populacionais (GPop) da Universidade Federal do Grande ABC.

O Monitor Demográfico faz parte do Eixo de Gestão e Inovação do Programa Santo André 500 Anos.

Ele trata do planejamento a longo prazo que vai definir o modelo de cidade que queremos para os próximos 30 anos.

Para saber mais sobre o programa, em conclusão, acesse o site www.santoandre500anos.com.br

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu