Santo André entrega hospital de campanha do Estádio Bruno José Daniel

In Saúde On
- Updated
Foto: Helber Aggio/PSA

Espaço conta com 120 leitos e tem capacidade para atender pacientes de baixa, média e alta complexidade de Covid-19
 

A Prefeitura de Santo André entregou nesta quarta-feira (29) o segundo hospital de campanha do município, localizado no Estádio Bruno José Daniel. Com cerca de 1.400 m², o local abriga 120 leitos, sendo 10 de UTI, e terá capacidade de atender pacientes de baixa, média e alta complexidade com suspeita ou confirmação de Covid-19.

A iniciativa faz parte de um amplo planejamento realizado pela Prefeitura desde o início da pandemia, que levou a cidade a se preparar com antecedência e estruturar a rede de saúde para melhor atender a população. Com a inauguração do espaço, o município passa a contar com 300 leitos da rede municipal de saúde exclusivos para tratamento de pacientes com casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus. 

O primeiro hospital de campanha de Santo André foi instalado no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia e inaugurado em 15 de abril. O local conta com 180 leitos, sendo 20 de UTI. 

“Com gestão e planejamento, estamos conseguindo ficar à frente da evolução da Covid-19 em Santo André. Com este segundo hospital de campanha pronto, podemos desafogar o Centro Hospitalar Municipal e garantimos o atendimento à nossa gente, quando a taxa de ocupação do Complexo Pedro Dell’Antonia começar a saturar”, comentou o prefeito Paulo Serra, que visitou as instalações no Estádio Bruno Daniel nesta quarta.

O hospital de campanha do Estádio Bruno José Daniel conta com laboratório próprio, o que faz com que o atendimento seja muito mais rápido, já que os resultados dos exames ficarão prontos em apenas 30 minutos. O local conta também com equipamento de raio-x portátil e digital e quatro postos de enfermagem com leitos para isolamento.

Algumas áreas de apoio estão funcionando em estruturas do próprio estádio, como almoxarifado, farmácia, banheiros e vestiário para funcionários, administração, refeitório e sala de reunião.

O hospital de campanha do Estádio Bruno José Daniel começará a ser utilizado assim que o hospital de campanha do Complexo Pedro Dell’Antonia atinja 70% de ocupação dos seus 180 leitos. Atualmente o local tem cerca de 30% da ocupação.

A Prefeitura de Santo André também está instalando um terceiro hospital de campanha, na Universidade Federal do ABC (UFABC). Serão 100 novos leitos, com previsão de inauguração para o mês de maio. Somando todas as entregas, o município vai totalizar 400 novos leitos.

A Secretaria de Saúde reforça que as UPAs e Unidades de Saúde continuam sendo a referência para o atendimento inicial de casos de coronavírus. Os hospitais de campanha funcionam como retaguarda do serviço público de saúde e os pacientes chegam, exclusivamente, transferidos por ambulâncias.

Texto: Rafaela Mazarin

You may also read!

Genial Ciambroni traz a comédia “O fantasma da minha sogra” ao Conchita neste sábado

Peça escrita e dirigida por Ronaldo Ciambroni promete, acima de tudo, divertir público com situações hilárias O Teatro Conchita de

Read More...

Mais de 326 mil atendimentos no primeiro ano do Atende Fácil Saúde de São Caetano

O Atende Fácil Saúde Pedro Kassab, unidade médica especializada de São Caetano do Sul, completou, em primeiro lugar, um

Read More...

Diadema inova com oficina de tecnologia literária

Alunos utilizam, acima de tudo, tablets e ferramentas online oferecidos pela Biblioteca Olíria de Campos Barros; aulas instigam ampliação

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu