Santo André emite primeiro certificado de conclusão de obra digital

In Inovação On
- Updated
Sistema Acto. Foto: Helber Aggio, da_PMSA

Habite-se foi emitido utilizando a ferramenta Acto, que substituiu papéis pelos meios digitais
 

A Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Controle Urbano (DCUrb), emitiu o primeiro Certificado de Conclusão de Obra feito digitalmente, utilizando o sistema Acto, da Eicon – Inteligência em Controles. Além da praticidade para os solicitantes, que puderam cumprir as etapas do processo até mesmo pelo celular, a ação colabora para a redução de papéis, já que não há documentação física.

O primeiro Habite-se digital foi concedido no último sábado (18), justamente em um período de transformações no DCUrb. Em 9 de abril, o departamento finalizou a migração total de todos os processos físicos que estavam na Prefeitura para o sistema Acto. Em duas semanas, foram migrados para a plataforma 2.500 processos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, as ações são fundamentais para facilitar o trabalho dos que desejam investir na cidade. “Mesmo em meio à terrível crise do coronavírus, seguimos trabalhando para simplificar a vida dos empreendedores na nossa cidade. Seguimos trabalhando para trazer praticidade, agilidade, menos burocracia e cada vez mais transparência para os serviços do DCUrb. Isso tudo gera maiores investimentos, empregos e renda para a nossa cidade”, disse Banzato.

A ação da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego faz parte do projeto Obra Fácil, que integra o programa Papel Zero e vai resultar em uma gestão mais transparente, eficiente e sustentável. Responsável pelos alvarás e análises de construções, aberturas, reformas e obras, a Prefeitura de Santo André vai emitir respostas com mais agilidade, utilizando meios modernos e digitais de comunicação.

A adoção do sistema traz diferentes benefícios, como comunicados enviados eletronicamente, agendamento pela internet com técnico para sanar dúvidas – e também com fiscais para realização da inspeção na obra -, Estudo de Impacto de Vizinhança em formato eletrônico e sem subjetividades na análise, protocolo de serviços todos pela internet, 24 horas por dia, sete dias por semana, e acompanhamento passo a passo do projeto.

Outros benefícios serão a diminuição da necessidade de visitas presenciais, caminho único e integrado do processo, aumento da eficiência da fiscalização e arrecadação, harmonização de dados e diminuição de erros cadastrais, entre outros detalhes.

Confira o passo a passo de como migrar os processos físicos para o Acto clicando aqui.

You may also read!

Sob o comando da primeira-dama, Zana Lima, Fundo Social arrecada mais de 1 tonelada de alimentos em exposição

Quantidade de doações deu-se, acima de tudo, durante evento solidário de shopping da cidade, superando expectativa do órgão municipal Exposição de

Read More...

Defesa Civil de São Bernardo recebe coordenador do CGE da Prefeitura de São Paulo

Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Capital é, em primeiro lugar, referência em dados meteorológicos, que auxiliam tomada

Read More...

Empresa do ABCD realiza mega leilão gamer com até 70% de desconto em eletrônicos

Disputa acontece pelo site da Hisa Leilões, de São Caetano do Sul, neste 23 de janeiro, e dispõe de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu