O prefeito José Auricchio Júnior inaugurou na quarta-feira (04.12), em primeiro lugar, a nova Central de Triagem de Coleta Seletiva do Saesa.
Trata-se do Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental, no Bairro Prosperidade.
Com o novo equipamento, a expectativa é, acima de tudo, a de triplicar a quantidade de material recebido e triado na cidade.
Passando, portanto, de 5 toneladas para 15 toneladas por dia, além de gerar emprego e renda aos catadores.
“O Saesa é uma das maiores autarquias do Estado de São Paulo com relação à água, esgoto e saneamento ambiental. Com essa reestruturação, remodelação, apresentará um modelo de reciclagem inovador, inédito no ABC”, ressaltou Auricchio.
Tite fala do futuro
O prefeito eleito, Tite Campanella, corroborou com as palavras do atual chefe do Executivo e falou sobre o projeto futuro para a nova Central de Tiragem.
“Vamos fazer um trabalho junto às escolas municipais e particulares do Ensino Fundamental, para que os alunos venham conhecer todo o trabalho realizado na Central e tomem consciência sobre o saneamento ambiental e a reciclagem em si”, complementou Tite.
Estava presente, também, o superintendente do Saesa, de 2017 a 2024, Rodrigo Toscano.
Ele realiza, por exemplo, a transição da autarquia para o novo superintendente, Bira Garcia, também na solenidade, ao lado de secretários e vereadores.
A Central de Triagem, que teve um investimento do Saesa de cerca de R$ 17 milhões, é responsável pela segregação de resíduos.
No local, o material coletado é separado em garrafas PET, plásticos duros, papel, papelão, caixas de leite e de suco, vidros, alumínios, latas e jornais.
Tudo transita por uma esteira elevatória para depois ser ser compactado, enfardado e vendido – o rejeito é enviado ao aterro sanitário.
Assim, a esteira de triagem é o elemento estruturante para o fluxo de operação da nova Central, que recebeu também, em conclusão, novos equipamentos e maquinários.