Sabesp preserva 47 mil ‘campos de futebol’ de Mata Atlântica

In ABCD, Canto do Joca On
Cantareira. Foto: Divulgação

Áreas mantidas pela Companhia equivalem, por exemplo, a 1,4% de todo o bioma remanescente no Estado e protegem a qualidade da água consumida por mais de 14 milhões de pessoas 

As reservas florestais mantidas pela Sabesp representam, em primeiro lugar, 1,4% de toda a Mata Atlântica remanescente no Estado de São Paulo.

Elas protegem, acima de tudo, a água consumida por mais de 14 milhões de moradores da Capital e da Grande São Paulo.

São, em resumo, 33 mil hectares de áreas protegidas, o equivalente a cerca de 47 mil campos de futebol.

Por meio do Programa Cinturão Verde dos Mananciais Metropolitanos, a Companhia preserva aproximadamente 44 mil hectares em unidades de conservação, dos quais 9 mil são os espelhos-d’água, isto é, as represas.

As ações de reflorestamento para preservação do meio ambiente, que também servem para proteção dos recursos hídricos, são centradas em quatro sistemas metropolitanos de abastecimento: Cantareira, Alto Cotia, Rio Claro e Fazenda Capivari (Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos, que faz parte do sistema Guarapiranga).

Além de contribuir para a disponibilidade hídrica, a proteção e a recuperação de mananciais e áreas de florestas dificultam ocupações ilegais; melhoram a qualidade da água, ao impedir que represas sofram com a poluição difusa (isto é, lixo e outros materiais); reduzem o risco de enchentes; e protegem a biodiversidade. Também têm papel relevante no sequestro e estoque de carbono, o que contribui para a redução do agravamento do efeito estufa.

Sistema Cantareira 

Com as ações de reflorestamento dentro do Programa Cinturão Verde, a cobertura vegetal no Sistema Cantareira passou 61% na década de 1980 para 80% em 2022 com ações de reflorestamento. Somente nos sete últimos anos, foi realizado o plantio de aproximadamente 900 mil mudas de plantas nativas no entorno dos reservatórios do Cantareira.

A Sabesp também integra o Programa Nascentes, do Governo do Estado de São Paulo, que alia a conservação de recursos hídricos à proteção da biodiversidade. Nesse sentido são priorizados plantios em áreas consideradas de alta prioridade para a restauração da vegetação nativa, a exemplo do entorno dos reservatórios do Cantareira.

Fora da Região Metropolitana, a Companhia preserva a área da Captação São Francisco, no Parque Estadual da Serra do Mar, em São Sebastião, Litoral Norte.

A área abriga o córrego São Francisco, onde é captada água para abastecimento da região.

You may also read!

CineMaterna exibe “Superman” no Shopping ABC

Projeto permite, em primeiro lugar, que as mães aproveitem as novidades da sétima arte junto com seus bebês Nesta terça-feira,

Read More...

Sebrae-SP lança programa voltado a mulheres negras

Lançamento do Potência Negra terá, em primeiro lugar, palestra e painel com empreendedores em 30 de julho; inscrições são

Read More...

Nova campanha Sicredi e Visa traz tecnologia utilizada em filmes de Hollywood

Telas de LED conectadas com softwares de projeção em 3D, por meio de produção virtual, permitiram que os filmes,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu