O Grupo Rcell, maior distribuidora de capital fechado de smartphones, games e informática do País, fala sobre a importância de fidelizar os clientes e manter um bom relacionamento. O relacionamento com cliente é um conceito que representa a união entre a empresa e o seu cliente ideal. É uma estratégia que envolve o setor de vendas e tem como principal objetivo fidelizar clientes. Contudo, manter um relacionamento com cliente pode ser um desafio enorme para algumas empresas.
De acordo com Alexandre Della Volpe Elias, diretor de marketing do Grupo Rcell, “o consumidor nunca deve sair da empresa com a impressão de que foi mal atendido. Afinal, quem é mal atendido vai contar a péssima impressão para outra pessoa e pode atingir diretamente na imagem da organização. O ideal é que o cliente conte a experiência positiva e que se sinta especial. Um bom atendimento não só garante a satisfação do cliente, como também a sua fidelidade,” informa o executivo.
11 as dicas para manter um bom relacionamento com o seu cliente
- Atenda bem a qualquer pessoa que se dirigir ao seu comércio. Para isso, esqueça seus próprios preconceitos e não forme impressões antecipadas e distorcidas dos clientes.
- Cumprimente a todos com um sorriso. Esse é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contato com o cliente. Sempre que possível, chame-o pelo nome.
- Nunca deixe uma pessoa esperando, principalmente se o serviço que estiver fazendo não tiver relação com o assunto que o cliente irá tratar. Para quem espera, um minuto torna-se uma eternidade. Há pessoas que aguardam por dois minutos e depois são capazes de dizer que esperaram por mais de dez! No entanto, após ter sido inicialmente atendida, a pessoa aguardará com mais calma, naturalmente.
- Mesmo fora de seu setor, cumprimente a todos. Não só os colegas de trabalho, mas também os clientes. A gentileza não precisa se restringir ao setor de atuação, mas pode (e deve) se estender a toda a empresa. É sempre gratificante para o consumidor ser reconhecido e cumprimentado.
- Faça com que o cliente se sinta bem-vindo. Trate-o como alguém importante para a empresa. Comentários agradáveis valorizam a relação, mas nunca fale além do necessário, dê tempo para que ele explique o que deseja.
- Muitas vezes o cliente fica inibido diante do funcionário, por isso, deixe o consumidor à vontade e preste um atendimento eficiente, orientando-o em sua compra de maneira clara e educada.
- Nunca, nunca mesmo, dê uma ordem ao cliente. Ninguém gosta de ouvir algo como “o senhor precisa assinar aqui”. Uma expressão cordial tem mais valor: “por favor, o senhor poderia assinar nesta linha?”.
- Expressões negativas tendem a criar um clima negativo. O ideal é evitar expressões como: “não pode”, “está errado”, “não deve”.
- Nas informações prestadas ao cliente, a verdade é extremamente importante. Mesmo sendo desagradável, é preferível assumir uma falha a passar ao cliente a impressão de que esconde informações.
- Fique atento a qualquer reclamação, queixa ou sugestão vinda do cliente e encaminhe-as ao superior imediato para verificação
- Diante de um cliente autoritário, que acha que é dono da verdade, tente usar toda sua habilidade para atendê-lo da melhor forma e para contornar qualquer mal-entendido. Caso perceba que uma determinada situação pode piorar, procure ajuda de seu supervisor ou gerente.
Para atender melhor os seus clientes, a Rcell conta com 20 anos de tradição no mercado e é reconhecida pela sua logística eficiente e entregas rápidas em todo o território nacional. “Temos como diferencial um modelo ágil, dinâmico e inteligente para atender desde as maiores redes varejistas do país até negócios de médio e pequeno porte. Atualmente temos uma carteira com mais de 28 mil de clientes em todas as regiões do Brasil,” finaliza Alexandre Elias.
Sobre a Rcell: A Rcell é a maior distribuidora de capital fechado de eletrônicos do País. Com 20 anos de tradição, completados em 2022 no segmento no mercado brasileiro e cobertura de logística que alcança mais de 28 mil pontos de vendas em todas as regiões do Brasil. Dispõe de quatro Centros de Distribuição (CDs), localizados em: São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina. É a distribuidora oficial de 34 fabricantes, dentre os quais smartphones da Motorola, Philco e Samsung, dos notebooks Samsung, Philco e Asus. Em 2020, anunciou as parcerias para a distribuição de produtos da Suggar, Electrolux, Mallory, Black & Decker, Singer e mais recentemente a Itatiaia.
A Rcell dispõe ainda de site B2B – www.lojarcell.com.br, voltado para atender o varejo que prefere uma venda automatizada e inteligente para toda a linha de produtos comercializados pela Rcell e para o mercado corporativo que busca uma revenda B2B para consumo próprio. A loja possibilita que o varejista opte pelo modal que melhor lhe atende, com funcionamento 24/7, possui um motor de cálculo de impostos e frete inovador, que agiliza a compra e melhora a experiência do cliente.
No universo dos games, a Rcell é a distribuidora oficial no País das três grandes fabricantes mundiais de consoles Sony PlayStation e Nintendo, além de ser a representante dos principais estúdios e publishers de jogos como EA, Ubisoft e Warner Bros Games no Brasil. Já no universo dos e-sports, a Rcell é distribuidora oficial da holandesa Trust e da Corsair.
Em 2020, comercializou 4,6 milhões de produtos, sendo há cinco anos consecutivos a distribuidora líder em número de ativações de smartphones Samsung com mais de 8,9 milhões de unidades. Em 2018, foi premiada por comercializar mais de 400 mil consoles de videogames no país, recorde mantido pela empresa atualmente. Configura na 254ª colocação entre as 1000 maiores empresas do Brasil em ranking divulgado pelo Valor 1000 – 2021.