Lista envolve ações desde cursos, exposição e palestras a vídeos educativos e atividades ao ar livre
Com vistas a marcar a conscientização e importância da preservação da água, a Prefeitura de São Bernardo promove programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Água (22.03) e ao aniversário da Represa Billings (27.03).
Em âmbito municipal, a Semana da Água é composta de lista de ações híbridas – entre presencial e online – que envolve desde cursos, exposição e palestras a vídeos educativos e atividades ao ar livre.
A Semana da Água é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal. Nesta terça-feira (22), houve ato de conclusão do plantio no Parque Linear dos Ipês (Rua dos Sobreiros, 612, bairro dos Casa), assim como a abertura da exposição “Reserva Suvinil: Biodiversidade, Futuro e Sociedade”, nas dependências do Golden Square Shopping. A mostra traz uma série de painéis ilustrativos sobre vasto espaço verde da Mata Atlântica dentro de um parque industrial da cidade, o complexo de tintas e vernizes da Basf – os materiais integram doação da empresa alemã à Prefeitura.
A palestra presencial da Semana da Água deste ano é a do professor Décio Luis Semensatto Junior, graduado em Ecologia e doutor em Geociências e Meio Ambiente. O tema será “Onde foi parar o plástico que estava aqui? Uma visão sobre o problema dos microplásticos no ambiente e na saúde”. O evento ocorre nesta quarta-feira (23), às 10h, no anfiteatro do Camp SBC – Centro de Formação e Integração Social (Rua Suécia, 500 – Assunção).
O quadro oferece minicurso online – “Água e Saneamento são essenciais para a Vida”, componentes que integram um dos objetivos da Agenda 2030 da ONU. As inscrições se dão até o dia 27. A realização do curso ocorre de 28 de março até 28 de abril. Em outra ação tem minidocumentário, sob o título “A importância da água para a saúde mental”, com o educador Ricardo Augusto da Costa, coordenador do programa Remando para a Vida, voltado a pacientes dos Caps para tratamento terapêutico nas águas da Billings, que ficará disponível até o dia 27 no Youtube (https://www.youtube.com/c/Prefsbcoficial/videos).
A programação registra ainda a palestra online cujo tema é “Como estamos protegendo as águas em São Bernardo do Campo”, com as especialistas Roselaine Benavides Peixoto (diretora de Vigilância Sanitária) e Patrícia Forte Gomes (diretora de Fiscalização Ambiental). Cinema ambiental também integra a lista virtual, com o filme “Entre Rios”, documentário que conta a história de cidades paulistas sob a perspectiva de seus rios e córregos. O cronograma se encerra no domingo (27) com aulão de zumba e coleta de óleo de cozinha usado, no contexto do programa EcoÓleo, na Prainha do Riacho Grande. A atividade começa às 8h30.
Debate
O Dia Mundial da Água tem por objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados ao recurso natural. São Bernardo possui importante papel na preservação dos mananciais – locais naturais produtores de água –, uma vez que seu território comporta cerca de 50% de área de Mata Atlântica protegida, na denominada Área de Proteção e Recuperação de Mananciais. O município abriga ainda o reservatório Billings, inaugurado em 1925, e que celebra, portanto, 97 anos.
São 75 quilômetros quadrados de espelho d’água, em seus 408 quilômetros quadrados de extensão territorial e reserva de água de múltiplos usos – consumo humano, geração de energia, lazer, pesca e equilíbrio climático, entre outros.
A lista completa da programação pode ser conferida e acessada por meio do link (https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sma/semana-da-agua-2022).