Prodesp cria sistema para facilitar acesso de moradores em situação de rua a restaurantes do Bom Prato

In ABCD On
- Updated

Projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Prefeituras de todo o Estado

Em busca de soluções para diminuir os riscos de contágio do novo coronavírus, o Governo de São Paulo criou um projeto para oferecer refeições gratuitamente a pessoas em situação de rua pelos restaurantes do Bom Prato. O sistema desenvolvido pela Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado – permite que a Secretaria de Desenvolvimento Social administre de forma inteligente a doação das refeições por período (café da manhã, almoço e jantar) aos cidadãos cadastrados pelos municípios.

O benefício será concedido por meio de um cartão com QR Code, entregue por prefeituras de todo o Estado que possuem restaurantes do Bom Prato. A parceria com os municípios será por meio de um convênio de cooperação válido pelo prazo de 60 dias, até 30 de julho – podendo ser estendido.

De acordo com o presidente da Prodesp, André Arruda, o Governo de São Paulo, em meio à pandemia, não tem medido esforços para manter os serviços públicos em perfeito funcionamento. “Essa é mais uma solução tecnológica que aproxima à população do Estado, evita aglomerações e ainda beneficia aqueles que mais precisam, explica Arruda, destacando o grande ganho: a acessibilidade aos cidadãos”.

Para retirar a refeição, basta apresentar o cartão no Bom Prato e um colaborador do local irá fazer a conferência do QR Code por meio de um dispositivo móvel.

A gestão das informações será feita por meio de painéis de gerenciamento de informações com gráficos customizados para registrar o total de refeições oferecidas por dia, por pessoa e por unidade. Nesta primeira etapa, serão confeccionados oito mil cartões.

Desde o início da pandemia, o Governo de São Paulo adota medidas para proteger a população mais fragilizada e em situação de rua. “A gratuidade de uma alimentação de qualidade e balanceada – como a que servimos no Bom Prato, nos permite garantir a segurança alimentar desta população, além de assegurar a melhoria em suas defesas frente a esta pandemia”, destaca Célia Parnes, Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, reforçando que e enquanto a pandemia se mantiver como uma ameaça, vamos continuar na linha de frente – lado a lado com a saúde, com ações efetivas, atuando com responsabilidade para assegurar a proteção social dos mais vulneráveis”.

Bom Prato

A rede de restaurantes populares Bom Prato é gerenciada pela Secretaria de Desenvolvimento Social para oferecer alimentação balanceada e de qualidade, com foco em moradores em situação de rua, pessoas de baixa renda e em condições de vulnerabilidade social. Algumas unidades contam com acesso à internet gratuita e cursos de qualificação.

Para mais informações sobre o programa, acesse www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/portal.php/bomprato.

Prodesp 

A Prodesp é a empresa de Tecnologia da Informação do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1969, também é responsável pela gestão e operação dos programas Poupatempo e AcessaSP. Em 2016, foi eleita a melhor empresa do segmento Indústria Digital do Brasil, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame. Por quatro anos consecutivos (2016, 2017, 2018 e 2019), a empresa foi contemplada com o Destaque do Ano do Anuário Informática Hoje, na categoria “Prestador de Serviços para Governo (empresas de grande porte)”.

You may also read!

Fala povo: Marcelo Lima lança plataforma colaborativa para construir plano de Governo

Pré-candidato a prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos) lançou, em primeiro lugar,  o movimento Podemos SBC

Read More...

Lojas da Coop são pontos de coleta de doações para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Todas as lojas de supermercado da Coop de Santo André, incluindo a Loja Solidária, na Avenida Queirós dos Santos,

Read More...

Braskem abre inscrições em cinco Estados para projetos sociais que podem receber até R$ 50 mil cada

Serão selecionados, em primeiro lugar, até 15 projetos em todo o País que foquem no desenvolvimento local e sustentável

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu