Investimento do governo federal fortalece o SUS, amplia atendimentos e leva mais estrutura, dignidade e qualidade à saúde pública do município.
Diadema foi contemplada com R$ 55.498.071,94 em investimentos do Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS).
Os valores foram anunciados, acima de tudo, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Os recursos serão destinados a obras estruturantes e aquisição de equipamentos, promovendo um salto de qualidade na rede municipal de saúde.
Da mesma forma, amplia o acesso da população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre as ações previstas está a implantação de uma Unidade Odontológica Móvel (UOM), que vai levar atendimento em saúde bucal diretamente aos bairros, aproximando o cuidado da população e ampliando a cobertura da atenção básica.
O projeto também contempla, da mesma forma, a construção de uma Policlínica, ampliando a oferta de consultas e exames especializados no município.
Outro destaque é a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Piraporinha, totalmente equipada, fortalecendo o atendimento de urgência e emergência em Diadema.
Além disso, os recursos garantem a ampliação do Pronto Atendimento Eldorado, com obras e novos equipamentos, melhorando a capacidade de resposta da rede municipal e reduzindo a sobrecarga das unidades existentes.
A vereadora Patty Ferreira destacou a relevância do investimento para a cidade e para a população que mais depende do SUS.
“Esse recurso representa um avanço histórico para Diadema. Estamos falando de mais unidades, mais equipamentos e mais acesso à saúde de qualidade. É um investimento que impacta diretamente a vida das pessoas, principalmente de quem mais precisa do SUS fortalecido e presente nos bairros”, afirmou, em resumo, a parlamentar.
Estratégia
Os investimentos fazem parte da estratégia do governo do presidente Lula de fortalecimento do SUS nos municípios e dialogam diretamente com o programa Agora Tem Especialistas, que busca reduzir filas, ampliar a capacidade instalada e garantir atendimento mais rápido e resolutivo à população. “Não há preço para salvar uma vida. Governar é cuidar das pessoas, principalmente daquelas que mais dependem do Estado”, afirmou o presidente da República.
Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os recursos destinados a Diadema representam um avanço concreto na garantia do direito à saúde.
“Cada obra e cada equipamento significam mais acesso, menos espera e mais qualidade no atendimento. É o SUS sendo fortalecido onde as pessoas vivem”, destacou.
Com mais de R$ 55,4 milhões em investimentos, Diadema avança, em suma, na modernização de sua rede de saúde.
Além disso, amplia serviços estratégicos e reafirma o compromisso do governo federal com uma saúde pública mais forte, humanizada e presente no dia a dia da população.
