Dentro da ampla estratégia da Prefeitura para combater a dengue em São Caetano do Sul, agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realizaram nesta quarta-feira (19.03) a nebulização com inseticida contra o mosquito Aedes aegypti. A ação foi concentrada nas ruas e avenidas do Bairro Olímpico.
A nebulização é realizada com o Cielo ULV, inseticida eficaz contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e recomendado pelo Ministério da Saúde – não configura risco à população e ao meio ambiente.
“Esse inseticida é para combater o mosquito alado, adulto, que está sobrevoando a cidade e é responsável pela transmissão autóctone”, explicou o médico veterinário do CCZ, Francisco Sarti.
Além da nebulização, os agentes do CCZ visitam pontos estratégicos (como cemitérios e ferros-velhos) a cada 15 dias; fiscalizam periodicamente hospitais, unidades de Saúde e locais com grande circulação de pessoas; e verificam denúncias de possíveis criadouros do mosquito, que podem ser feitas pelo telefone 0800 7000 156 ou pelo e-mail denunciaccz@saocaetanodosul.sp.gov.br.
Há também ação em parceria com os agentes comunitários de Saúde, que levam orientações à população de casa em casa, incluindo dicas para frear a proliferação do mosquito Aedes aegypti e esclarecimentos sobre sintomas, que podem incluir febre alta, dores musculares intensas, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo.
O apoio da população é fundamental para que o combate à dengue se dê de maneira efetiva. Piscinas e imóveis abandonados, recipientes descobertos, como bacias e potes, além de vasos, pneus, garrafas e qualquer outro objeto com acúmulo de água são propícios para a proliferação do Aedes aegypti. A população também deve verificar ralos e calhas, entre outros itens.
Neste ano São Caetano tem registrados 173 casos de dengue, sendo 116 autóctones e 57 importados, quando a transmissão ocorre em outro município. Não há óbito pela doença.
Fotos: Gabriela Gonçalves / PMSCS