Prefeitura realiza nebulização para combater a dengue em São Caetano

In ABCD On
- Updated

Dentro da ampla estratégia da Prefeitura para combater a dengue em São Caetano do Sul, agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realizaram nesta quarta-feira (19.03) a nebulização com inseticida contra o mosquito Aedes aegypti. A ação foi concentrada nas ruas e avenidas do Bairro Olímpico.

A nebulização é realizada com o Cielo ULV, inseticida eficaz contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e recomendado pelo Ministério da Saúde – não configura risco à população e ao meio ambiente.

“Esse inseticida é para combater o mosquito alado, adulto, que está sobrevoando a cidade e é responsável pela transmissão autóctone”, explicou o médico veterinário do CCZ, Francisco Sarti.

Além da nebulização, os agentes do CCZ visitam pontos estratégicos (como cemitérios e ferros-velhos) a cada 15 dias; fiscalizam periodicamente hospitais, unidades de Saúde e locais com grande circulação de pessoas; e verificam denúncias de possíveis criadouros do mosquito, que podem ser feitas pelo telefone 0800 7000 156 ou pelo e-mail denunciaccz@saocaetanodosul.sp.gov.br.

Há também ação em parceria com os agentes comunitários de Saúde, que levam orientações à população de casa em casa, incluindo dicas para frear a proliferação do mosquito Aedes aegypti e esclarecimentos sobre sintomas, que podem incluir febre alta, dores musculares intensas, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo.

O apoio da população é fundamental para que o combate à dengue se dê de maneira efetiva. Piscinas e imóveis abandonados, recipientes descobertos, como bacias e potes, além de vasos, pneus, garrafas e qualquer outro objeto com acúmulo de água são propícios para a proliferação do Aedes aegypti. A população também deve verificar ralos e calhas, entre outros itens.

Neste ano São Caetano tem registrados 173 casos de dengue, sendo 116 autóctones e 57 importados, quando a transmissão ocorre em outro município. Não há óbito pela doença.


Fotos: Gabriela Gonçalves / PMSCS

You may also read!

Excelência e inovação: Câmara de São Caetano homenageia Instituto Mauá de Tecnologia

A Câmara Municipal de São Caetano do Sul realizou, na noite desta segunda-feira (13.04), em primeiro lugar, ato solene

Read More...

Ribeirão Pires avança no Ranking Cidades Sustentáveis 2026 e sobe posições no cenário nacional

Município evolui oito colocações no País e três no Estado, com destaque para investimentos em segurança, educação e sustentabilidade Com

Read More...

Hospital IGESP inaugura unidade em Santo André

Novo espaço oferece, em primeiro lugar, consultas em diversas especialidades médicas, além de mais de 10 tipos de exames,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu