Prefeitura de Ribeirão Pires adverte sobre os riscos de alimentar animais silvestres e destaca medidas de precaução

In ABCD On
- Updated
Presença de alguns animais como Bugios são comuns na região Gabriel Mazzo/PMETRP

Equipe ambiental ressalta, em primeiro lugar, a importância da preservação da fauna local e orienta a população sobre como agir em caso de avistamento de espécies selvagens

A equipe ambiental da Prefeitura de Ribeirão Pires tem intensificado seu alerta à população.

Avorda os perigos de alimentar animais silvestres, especialmente os primatas de grande porte conhecidos como Bugios, avistados com frequência na região.

Maria Helena Cavallari, médica veterinária integrante da equipe, ressalta a importância desse alerta, enfatizando os riscos tanto para os próprios animais quanto para os moradores locais.

“Os animais silvestres têm um papel fundamental no ecossistema, e interferir em seus hábitos alimentares pode ter consequências graves. Ao alimentá-los, podemos causar dependência e desequilibrar todo o ciclo natural”, explica Cavallari.

Comportamento imprevisível

Além disso, a médica veterinária alerta para o comportamento imprevisível desses animais quando se sentem ameaçados.

“Por serem selvagens, os animais podem reagir de maneira agressiva se se sentirem acuados ou incomodados, o que pode representar um risco real para os moradores locais”, acrescenta.

A presença dos Bugios, por exemplo, em áreas urbanas tem sido observada com mais frequência.

Isso levou a equipe ambiental a intensificar suas ações de conscientização.

A orientação principal é nunca alimentar esses animais e evitar qualquer tipo de interação que possa perturbá-los em seu habitat natural.

Para garantir a segurança de ambos, moradores e animais silvestres, a Prefeitura de Ribeirão Pires disponibiliza canais de comunicação diretos com o departamento de fauna.

Em caso de avistamento de animais fora de seu habitat, a população pode acionar as autoridades competentes através dos números 4824-4197 ou 97211-1112.

É importante ressaltar que a preservação da fauna local não depende apenas das autoridades, mas também do comportamento consciente de cada cidadão.

Respeitar a vida selvagem e evitar interferências desnecessárias são, em conclusão, atitudes essenciais para garantir a harmonia entre o homem e a natureza.

You may also read!

Ana Carolina Serra articula implantação da primeira Fatec de Rio Grande da Serra em reunião no Centro Paula Souza

Ao lado do prefeito Akira Auriani, deputada estadual defendeu integração regional do ABCD e otimização de infraestrutura para viabilizar

Read More...

Consórcio fortalece diálogo do ABCD com a Rússia a fim de ampliar cooperação econômica, tecnológica e cultural

Agenda discutiu, em suma, oportunidades de negócios, inovação, tecnologia e intercâmbios com o Grande ABC O Consórcio Intermunicipal do ABCD

Read More...

Messi chega à maioridade em mundiais: 18 gols e a artilharia isolada na história das Copas

Lionel Messi entrou para a história nesta segunda-feira (22.06) ao marcar, em primeiro lugar, dois gols contra a Áustria. Assim,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu