Prefeitos participam de reunião na FUABC-FMABC para fortalecer parcerias na saúde e educação

In ABCD, Educação, Saúde On
- Updated
Marcelo Lima, Tite, David Uip, Gilvan e Luiz Mário. Foto: Comunicação FUABC

Encontro destacou, em primeiro lugar, o compromisso conjunto com a qualificação dos serviços de saúde e o fortalecimento do SUS no ABCD

Na manhã desta sexta-feira, 7 de fevereiro, os prefeitos de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, respectivamente, Gilvan Junior, Marcelo Lima e Tite Campanella, e a Direção da Fundação do ABC, participaram, acima de tudo, de reunião extraordinária do Conselho Universitário da FMABC.

O objetivo do encontro foi apresentar, em suma, as estruturas de ensino, pesquisa, assistência e extensão da instituição.

Além de estreitar, da mesma forma, o relacionamento entre as gestões municipais, a FUABC e o Centro Universitário FMABC.

Também estiveram presentes os secretários de Saúde dos três municípios – Pedro Seno (Santo André), Dr. Jean Gorinchteyn (São Bernardo) e Marisa Catalão (São Caetano), entre outras autoridades.

Papel fundamental

Presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes destacou, por exemplo, o papel fundamental para a assistência regional.

“Temos absoluto compromisso com a modernidade e a assistência aos nossos três municípios instituidores, juntamente com a FMABC, que traz grandes profissionais para a qualificação dos serviços. Reiteramos nossa responsabilidade e compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS) e reafirmamos hoje esse compromisso com a saúde da região, especialmente de Santo André, São Bernardo e São Caetano. Esse é um dever da FUABC e de todos nós”, disse, em resumo.

O reitor do Centro Universitário FMABC, Dr. David Uip, reforçou o caráter acolhedor da instituição e sua missão de atender às demandas dos municípios.

“Esta reunião extraordinária do Conselho Universitário é uma oportunidade de dar boas-vindas aos novos prefeitos e secretários de Saúde. Queremos mostrar nossos trabalhos de institucionalização do Centro Universitário FMABC e dizer que aqui não existe ‘não’, mas sim ‘como fazer’. Contem sempre conosco. O Centro Universitário FMABC é das Prefeituras do ABC”, destacou, da mesma forma.

Linha do tempo

Na ocasião, o vice-reitor da FMABC, Dr. Fernando Fonseca, apresentou uma breve linha do tempo sobre os 56 anos de história da instituição.

Destacou, em suma, marcos importantes, como a criação da FMABC em 1969, a inauguração do Ambulatório de Especialidades Médicas em 1994 e do Laboratório de Análises Clínicas em 1997, entre outros avanços ao longo dos anos, como a criação de novos cursos de graduação, abertura da Pós-graduação e a conquista do status de Centro Universitário, em 2018.

Integração regional

O prefeito de Santo André, Gilvan Júnior, enfatizou a importância da integração regional para o fortalecimento da saúde pública.

“Fui secretário de Saúde e conheço de perto a qualidade dessa parceria. A primeira pauta do consórcio dos prefeitos é regularmos os serviços de saúde dentro do Grande ABC, e vamos trabalhar junto ao Estado pela criação de um DRS (Departamento Regional de Saúde) e uma Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) regionais, reforçando a importância dessa união entre as cidades do Grande ABC”, assinalou o chefe do Executivo andreense.

E completou: “Aprendizado eficiente e atendimento de qualidade à população são pautas comuns entre a Prefeitura, a Fundação do ABC e o Centro Universitário FMABC. Temos buscado fortalecer essas parcerias para ampliar a agilidade, a resolutividade e a qualidade, como estamos fazendo no Poupatempo da Saúde”.

Pilares da Saúde e Edicação

Já o prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima, destacou, da mesma forma, o papel da FUABC e da FMABC como pilares da Saúde e da Educação no ABCD,

“Os prefeitos estão unidos, buscando discutir e dialogar de forma regional, e essa ideia já está consolidada no Consórcio Intermunicipal. Não dá para falar de saúde sem falar da FUABC, e não dá para falar de Medicina sem falar do Centro Universitário FMABC. Queremos a FMABC cada vez mais forte, pois as cidades do ABC são proprietárias da FMABC, e se ela é nossa, temos a obrigação de cuidar”, disse.

Lima também direcionou um recado importante aos representantes dos alunos.

“Criamos um conselho em São Bernardo para cuidar das vagas de estágio e eu me coloco à disposição para conversar e resolver qualquer eventual problema. Nós vamos cuidar do que é nosso. Podem contar conosco”, garantiu.

Origem e importância

O prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, relembrou a origem e a importância da Medicina ABC, fruto do esforço conjunto dos prefeitos da região na década de 1960,

“O surgimento da FMABC veio a partir de uma série de ações dos prefeitos da época, com o objetivo de reter profissionais médicos na nossa região. Meu pai participou desse esforço e, hoje, temos que fortalecer cada vez mais essa parceria. Estamos à disposição dos alunos. Nossos campos de estágio têm prioridade para os estudantes da FMABC e da USCS. Contem conosco. As portas de São Caetano estão abertas e à disposição de todos vocês”, afirmou, em conclusão.

You may also read!

Prefeito Taka Yamauchi participa da primeira sessão da Câmara e destaca a importância da união pelo progresso de Diadema

O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, prestigiou, na tarde desta quinta-feira (06.02), a primeira sessão da Câmara Municipal de

Read More...

Gullar, Duprat e Piracema

Por Guttemberg Guarabyra* Eu e o parceiro, Sá, sempre que houve oportunidade, ao chegar o momento de preparar um novo

Read More...

Rio Grande da Serra firma parcerias com terceiro setor para expandir programas sociais

Neste 5 de fevereiro de 2025 foram formalizados os termos de colaboração com as entidades do terceiro setor Profavi,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu