Prefeito Orlando Morando inaugura moderno Centro Integrado de Monitoramento e Gerenciamento de Emergências

In ABCD On
- Updated

Novo espaço garante, em primeiro lugar, integração do SAMU, Trânsito, Defesa Civil e GCM.

Isso, em ações de videomonitoramento e pronto-atendimento à população; investimento é de R$ 18 milhões

Em medida que reforça ações integradas e une segurança e tecnologia em São Bernardo, o prefeito Orlando Morando inaugurou nesta quinta-feira (26.12), portanto, o moderno Centro Integrado de Monitoramento e Gerenciamento de Emergências (CIMGE).

O novo espaço, no 16º e 17º andar do Paço Municipal, passa a compor, acima de tudo, as forças de segurança do município.

O investimento na estruturação do equipamento se deu, por exemplo, no valor de R$ 18 milhões.

“A partir de agora, o SAMU, Departamento de Trânsito, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal (GCM) estarão integrados para garantir a agilidade no atendimento à população, seja durante catástrofes naturais, no atendimento médico de urgência ou mesmo no monitoramento por meio das câmeras espalhadas pela cidade. Segurança pública é um compromisso da nossa gestão. São Bernardo ganha um espaço moderno e tecnológico para garantir o bem-estar dos moradores”, argumentou, em resumo, o chefe do Executivo municipal.

O Observatório de Segurança é um dos destaques do novo espaço. O local estará integrado às ações por meio da análise de dados. “Vamos usar a tecnologia a favor do morador de São Bernardo. Os dados compilados darão uma resposta efetiva às demandas da cidade”, assegurou o secretário municipal de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos.

Com serviço 24 horas por dia, 7 dias da semana, o CIMGE conta, no âmbito operacional, com 59 operadores, entre guardas municipais, médicos, atendentes e operadores de tráfego. O local abrigará também o gabinete da Secretaria de Segurança Urbana e a Diretoria do Departamento de Ações Preventivas Integradas (DAPI).

Investimento contínuo

Na última semana foi entregue à corporação um novo sistema de comunicação digital via rádio.

Denominado Tetra Digital, o sistema permite transmissões criptografadas de voz e dados, garantindo total segurança da rede de rádio e qualidade superior de áudio, além de integração com os demais setores de urgência e emergência do município, como SAMU, Defesa Civil e Departamento de Trânsito.

Desde 2017, a Prefeitura de São Bernardo vem intensificando os investimentos na Pasta de Segurança Urbana e na Guarda Civil Municipal. Foram entregues, por exemplo, novos coletes de proteção, que dispõem de tecnologia mais segura, e armas semiautomáticas, além da reestruturação das bases e capacitação de agentes.

A GCM de São Bernardo consolidou neste ano, em suma, sua posição de destaque no Estado de São Paulo.

Com efetivo de 1.038 profissionais, é a segunda maior do Estado, atrás apenas da Capital.

You may also read!

Cine Theatro Carlos Gomes traz mostra sobre Charles Chaplin

Clássicos da filmografia do gênio do cinema mudo serão exibidos gratuitamente, em primeiro lugar, neste mês, às 19h30, no

Read More...

Solidariedade que aquece: alunos da EME Alcina Dantas Feijão transformam competição em ação social em São Caetano

Gincana solidária com alunos da EME Professora Alcina Dantas Feijão, no Bairro Mauá, resultou, em primeiro lugar, na doação

Read More...

Santo André acelera reformas em Emeiefs durante o recesso escolar

Unidades municipalizadas passam, acima de tudo, por processo de modernização, que está sendo intensificado em julho Julho é compensado de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu