Prefeito Orlando Morando inaugura moderno Centro Integrado de Monitoramento e Gerenciamento de Emergências

In ABCD On
- Updated

Novo espaço garante, em primeiro lugar, integração do SAMU, Trânsito, Defesa Civil e GCM.

Isso, em ações de videomonitoramento e pronto-atendimento à população; investimento é de R$ 18 milhões

Em medida que reforça ações integradas e une segurança e tecnologia em São Bernardo, o prefeito Orlando Morando inaugurou nesta quinta-feira (26.12), portanto, o moderno Centro Integrado de Monitoramento e Gerenciamento de Emergências (CIMGE).

O novo espaço, no 16º e 17º andar do Paço Municipal, passa a compor, acima de tudo, as forças de segurança do município.

O investimento na estruturação do equipamento se deu, por exemplo, no valor de R$ 18 milhões.

“A partir de agora, o SAMU, Departamento de Trânsito, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal (GCM) estarão integrados para garantir a agilidade no atendimento à população, seja durante catástrofes naturais, no atendimento médico de urgência ou mesmo no monitoramento por meio das câmeras espalhadas pela cidade. Segurança pública é um compromisso da nossa gestão. São Bernardo ganha um espaço moderno e tecnológico para garantir o bem-estar dos moradores”, argumentou, em resumo, o chefe do Executivo municipal.

O Observatório de Segurança é um dos destaques do novo espaço. O local estará integrado às ações por meio da análise de dados. “Vamos usar a tecnologia a favor do morador de São Bernardo. Os dados compilados darão uma resposta efetiva às demandas da cidade”, assegurou o secretário municipal de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos.

Com serviço 24 horas por dia, 7 dias da semana, o CIMGE conta, no âmbito operacional, com 59 operadores, entre guardas municipais, médicos, atendentes e operadores de tráfego. O local abrigará também o gabinete da Secretaria de Segurança Urbana e a Diretoria do Departamento de Ações Preventivas Integradas (DAPI).

Investimento contínuo

Na última semana foi entregue à corporação um novo sistema de comunicação digital via rádio.

Denominado Tetra Digital, o sistema permite transmissões criptografadas de voz e dados, garantindo total segurança da rede de rádio e qualidade superior de áudio, além de integração com os demais setores de urgência e emergência do município, como SAMU, Defesa Civil e Departamento de Trânsito.

Desde 2017, a Prefeitura de São Bernardo vem intensificando os investimentos na Pasta de Segurança Urbana e na Guarda Civil Municipal. Foram entregues, por exemplo, novos coletes de proteção, que dispõem de tecnologia mais segura, e armas semiautomáticas, além da reestruturação das bases e capacitação de agentes.

A GCM de São Bernardo consolidou neste ano, em suma, sua posição de destaque no Estado de São Paulo.

Com efetivo de 1.038 profissionais, é a segunda maior do Estado, atrás apenas da Capital.

You may also read!

Demônios fazem ferver o Paço de São Bernardo, e hoje tem Sá & Guarabyra

Com mais de 80 anos de história, banda Demônios da Garoa foi, portanto, atração de destaque desta sexta-feira; evento

Read More...

Ribeirão Pires abre a 47ª Festa de Santo Antônio com sabores típicos e muita música

Festa segue, acima de tudo, neste sábado e domingo, 14 e 15 de junho, com shows, danças, gastronomia típica

Read More...

Prefeitura da Capital aplica 1.308 doses de vacinas nas tendas da Operação Baixas Temperaturas em um mês

Ação tem objetivo de ampliar, em primeiro lugar, a cobertura vacinal e proteger os mais vulneráveis; estruturas permanecem ativas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu