Prefeito Orlando Morando inaugura Centro de Educação Ambiental no parque Raphael Lazzuri

In ABCD On
- Updated
Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

Estrutura tem, em primeiro lugar, o objetivo de fortalecer atividades voltadas à preservação e gestão dos recursos naturais e à sustentabilidade

Para fortalecer atividades para proteção do Meio Ambiente, a Prefeitura de São Bernardo inaugurou neste domingo (12.12) o Centro de Educação Ambiental (CEA).

O espaço é exclusivo e totalmente adaptado ao desenvolvimento de atividades voltadas à preservação e gestão dos recursos naturais e à sustentabilidade.

Nas dependências do parque Raphael Lazzuri, o equipamento foi apresentado à população pelo prefeito Orlando Morando.

Ele estava em companhia do vice-prefeito, Marcelo Lima, e do secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, José Carlos Gobbis Pagliuca.

Com o novo espaço, São Bernardo passa a contar com infraestrutura e recursos pedagógicos fundamentais para promover a educação ambiental.

Além da conscientização pública para a preservação, conservação e recuperação do meio ambiente que, juntas, visam a melhora na qualidade de vida da população.

Tema do século

“A pauta ambiental é o tema do século. E é justamente por esse motivo que temos tratado este assunto de forma transversal dentro do nosso governo. Com a inauguração deste Centro de Educação Ambiental nossa equipe passa a ter agora uma ferramenta importante para desenvolver junto à sociedade atividades voltadas à conscientização ambiental”, destacou o chefe do Executivo.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, José Carlos Gobbis Pagliuca, a criação do centro representará à equipe da Prefeitura e representantes da sociedade civil uma ferramenta para promoção de pesquisa e desenvolvimento de atividades voltadas à preservação e gestão dos recursos naturais e à sustentabilidade.

“A estrutura do centro vai servir de base para o centro administrativo das equipes de educação ambiental, assim como abrigará equipamentos de pesquisa e um espaço multiuso para realização de cursos especiais”, disse.

A criação do centro, já formalizada no Diário Oficial, além de se inserir na agenda local e regional, confere ao município a oportunidade para discutir as principais diretrizes e estratégias de forma coletiva, a fim de se posicionar como um ente local que promove o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida de seus moradores.

A implantação da Política Municipal de Educação Ambiental está prevista na Política Municipal de Meio Ambiente, instituída pela Lei n° 6.163, de 2011.

O órgão ambiental municipal implantará esta nova política em conformidade com os princípios e objetivos da política estadual e nacional de Educação Ambiental.

Referência

São Bernardo possui 53% de seu território em área de manancial, além de sediar grandes espaços de áreas verdes como Parque Estadual da Serra do Mar e a Terra Indígena Tenodé Porã.

É, portanto, uma referência em área ambiental.

Atualmente o município possui, em conclusão, características territoriais e dispositivos legais que versam sobre a proteção socioambiental do meio ambiente no território.

You may also read!

 Prefeitura de São Caetano agrega informações históricas em placas de ruas por meio de QR Codes

Muitos moradores de São Caetano devem conhecer a Rua Henrique Dias, pacata via residencial situada no Bairro Fundação, a

Read More...

Entidades sociais de São Bernardo recebem 1 tonelada de hortifrútis do Banco de Alimentos Municipal

A partir de doações feitas pelo Programa de Aquisição Alimentar, Prefeitura reforça, em primeiro lugar, distribuição de mantimentos com

Read More...

PAC Periferia Viva, do Governo Federal e Prefeitura de Mauá, para mudar a vida no Chafick-Macuco, no Zaíra

A localidade reúne, em primeiro lugar, cerca de três mil famílias e é a quarta maior favela do estado

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu