Prefeito Orlando Morando dá início a elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica

In ABCD On
Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC

Ações de preservação ambiental também incluem a criação do Plano de Manejo do Parque Estoril e a entrega de embarcação à Guarda Ambiental para fiscalização da Billings

Ampliando as políticas públicas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, o prefeito Orlando Morando assinou nesta quinta-feira (30.5) contrato que autoriza e dá início a execução de serviços técnicos especializados de mobilização, capacitação e elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), além do Plano de Manejo do Parque Estoril, em São Bernardo do Campo.

A expectativa é a de que, a partir da concepção dos dois documentos, técnicos da Prefeitura passem a ter, portanto, um mapeamento mais preciso das características dessas áreas, permitindo assim, que o município possa expandir suas ações de preservação desses territórios.

Mais uma ação do Prosabs

A elaboração do PMMA é, em primeiro lugar, mais uma ação do Prosabs (Programa de Recuperação e Ordenamento Sócio Ambiental de Bairros de São Bernardo).

A iniciativa tem como objetivo principal desenvolver projetos de intervenções na infraestrutura para a melhorar a mobilidade, acessibilidade, saneamento básico, saúde, educação e segurança urbana, assim como a mitigação de impactos ambientais em áreas da bacia hidrográfica da Represa Billings, em várias áreas do município.

Ao todo, cerca de R$ 480 mil serão investidos neste processo de execução de serviços técnicos para elaboração do documento.

Já o Plano de Manejo do Estoril tem recursos junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) para sua elaboração.

“São Bernardo tem um patrimônio ambiental valoroso e nosso objetivo é conservar e recuperar esse bem precioso. Esses dois importantes anúncios que fizemos hoje só reforçam nosso compromisso e nossa preocupação real e constante com a conservação do bioma e do meio ambiente em nossa cidade”, destacou o chefe do Executivo que, relembrou ainda, que o Dia Nacional da Mata Atlântica foi celebrado no início desta semana, em 27 de maio.

A secretária de Meio Ambiente de São Bernardo, Dra. Regina Célia Damasceno, ressaltou, da mesma forma, a importância das iniciativas anunciadas.

“O PMMA é um instrumento de gestão, que visa a conservação e a recuperação da Mata Atlântica. Com o mapeamento da área de extensão, poderemos executar ações assertivas nesse aspecto. Já o Plano de Manejo do Estoril irá definir quais os usos adequados e sustentáveis para esse espaço”, disse, em suma.

Nova embarcação

Além de dar início a elaboração dos dois planos, Morando também aproveitou a oportunidade para entregar uma nova embarcação à Guarda Ambiental.

A mesma facilitará a fiscalização de agentes em áreas mais fechadas e distantes da Billings, contribuindo para a preservação da represa.

O ato contou com a presença dos secretários Coronel Carlos Alberto (Segurança Urbana) e Marcos Cayres (Serviços Urbanos).

A nova embarcação da Guarda Civil Municipal foi adquirida com recursos do Fundo Municipal de Recuperação Ambiental.

Ganhou o nome de Urutau, também conhecida como mãe-da-lua e emenda-toco, de hábitos noturno e que utilizam bem suas plumagens para se camuflarem.

Normalmente se passam, por exemplo, por um pedaço de madeira, um galho de árvore ou mesmo troncos ou em pé.

O urutau-comum, em conclusão, é tido como nobre pelos moradores rurais por simbolizar força e pela forma como se protege dos perigos e dos predadores.

You may also read!

Mauá vacina 4.686 pessoas no Dia D

Resultado inclui aplicações de doses contra Influenza e contra a dengue em grupos prioritários A Prefeitura de Mauá vacinou 4.686

Read More...

Casa da Palavra Mário Quintana abre inscrições para curso gratuito sobre história em quadrinhos

Aulas acontecem aos sábados de 14 de junho até 19 de julho Começa nesta quarta-feira (14) e vai até 12

Read More...

Jogos da Melhor Idade 2025 conta com 173 atletas de São Bernardo  

Neste ano, as competições ocorrem, em primeiro lugar, de forma descentralizada, em quatro cidades; município do ABCD recebe modalidades

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu