Prefeito Mirim tem tradição resgata com formação de cidadania em São Bernardo

In Sem categoria On
- Updated
Escritor Manuel Filho, autor de O Menino que Queria Ser Prefeito, fala na apresentação, tendo do outro lado da mesa o primeiro prefeito mirim, de 1968, Roberto Campana, e os pré-candidatos a prefeito e prefeita, José Felipe e Rebeca Bem Te Vi. Foto: Joaquim Alessi

Joaquim Alessi

Grande sacada encampada pelo prefeito, Marcelo Lima, pode ser observada pelos vários aspectos que marcam o retorno dessa tradição

A ideia partiu do vereador Renan Queiroz (PMB) e foi imediatamente aprovada pelo prefeito, Marcelo Lima (Podemos): resgatar a eleição do prefeito, ou prefeita, mirim de São Bernardo.

Assim, nesta quarta-feira (13.08), logo cedo, o chefe do Executivo anunciou a novidade e todo um calendário, que culminará na posse, em 12 de outubro.

Participou do anúncio, acima de tudo, o primeiro prefeito mirim, escolhido em 1968, Roberto Campana. Também o primeiro prefeito mirim eleito, Marcelo Tadeu.

A iniciativa foi criada em 1968 e agora é retomada com processo seletivo moderno, mandato de dois anos na Cidade da Criança e integração ao Plano Diretor de Turismo do município.

Marco histórico

A Prefeitura de São Bernardo anunciou, nesta quarta-feira (13/08), o resgate do Programa Prefeito Mirim da Cidade da Criança, marco histórico do município, criado em 1968 e que volta a integrar o Plano Diretor de Turismo da cidade.

Evento no Paço Municipal reuniu, da mesma forma, autoridades, educadores, representantes do turismo e da cultura, simbolizando o início de uma nova fase para a iniciativa que há décadas desperta cidadania, protagonismo infantil e amor pela cidade.

O edital do processo seletivo será publicado na sexta-feira (15.08) no Diário Oficial e no portal da Prefeitura, abrindo inscrições para crianças de 9 ou 10 anos completos até a data da posse — marcada para 12 de outubro, Dia das Crianças.

O mandato será de dois anos, e o eleito terá à disposição o Gabinete do Prefeito Mirim, no espaço Redenção, dentro da Cidade da Criança.

Foto: PMSBC

Educação política

Criado há 57 anos, o projeto nasceu no contexto de valorização do parque temático mais antigo do Brasil, como ferramenta de educação política, integração social e incentivo à participação comunitária.

O primeiro prefeito mirim, Roberto Campana, assumiu em 1968, deixando registrado um marco de engajamento e simbolismo para São Bernardo.

Paralisado por 20 anos, o programa foi retomado em 2019, interrompido nos anos subsequentes e agora retorna com um modelo modernizado, unindo avaliação técnica e votação popular.

Segundo o prefeito, Marcelo Lima, o relançamento vai além de um evento simbólico.

“Esse projeto não pode ficar só na eleição para o prefeito mirim, ele deve ter continuidade e oportunidade. O prefeito mirim deve estar de fato ao lado do poder público e ser um importante instrumento de liderança para a população. Vamos melhorar ainda mais esse projeto, fazendo em conjunto com a gestão municipal, para que ele viva o melhor período da história desta experiência, aprenda e compartilhe esse conhecimento com todos”, disse, em suma.

O chefe do Executivo anunciou ainda a criação de um grupo de trabalho com ex-prefeitos mirins e secretários municipais, para acompanhamento constante do eleito, com encontros frequentes e integração direta às agendas e atividades da Prefeitura.

Emoção

A abertura do evento registrou um momento emocionante, com o depoimento de Roberto Campana, primeiro Prefeito Mirim, que destacou a importância do resgate.

“Esse ressurgimento é extremamente necessário para o resgate cultural dessa experiência bonita para a nossa cidade. Fico feliz e emocionado em ver que teremos de volta essa iniciativa. O prefeito mirim não é só um título, é uma ação que contempla a educação de muitos jovens, transforma vidas e mobiliza as pessoas para a educação voltada à gestão pública.”

Processo Seletivo:

O concurso é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude, por meio do Departamento de Turismo e Eventos, com apoio da Secretaria de Educação — responsável pela correção das redações.

A seleção será realizada em duas etapas:

• Fase inicial – inscrição e redação:

Os candidatos deverão preencher o formulário disponível no site da Prefeitura e enviar uma redação manuscrita de até 15 linhas, com o tema “Quero ser Prefeito Mirim da Cidade da Criança. Para isso, apresento minhas propostas…”.

O texto, sem identificação do autor, deverá ser digitalizado e anexado à inscrição.

A Comissão Julgadora, formada exclusivamente por profissionais da Secretaria de Educação, atribuirá notas de 5,0 a 10,0, avaliando critérios como coerência, coesão, argumentação, relevância, criatividade e apresentação.

As 10 melhores propostas avançam para a fase final.

• Fase final – vídeo e votação popular:

Os finalistas gravarão um vídeo de até 1 minuto, na posição horizontal e sem edição, apresentando suas propostas. O material será publicado no portal da Prefeitura para votação popular, aberta a qualquer cidadão (limitada a um voto por CPF), que definirá o vencedor.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude, Rafael Demarchi, frisou que a medida resgata uma tradição que é parte da história de São Bernardo e impulsiona programas que desenvolvem os jovens da cidade.

“O Prefeito Mirim é uma oportunidade de despertar talentos e oferecer experiências que eles levarão para a vida toda”, afirmou, em resumo.

O evento contou também, em conclusão, com a participação do escritor Manuel Filho, autor de O Menino que Queria Ser Prefeito.

A obra é inspirada no projeto após vivência com prefeitos mirins já eleitos.

Marcelo Lima recebe exemplar do livro de Manuel Filho. Foto: PMSBC

Para ele, “o Programa Prefeito Mirim não é apenas uma eleição simbólica: é uma ponte entre a gestão pública e as novas gerações, reforçando valores de coletividade, participação democrática e orgulho pelo patrimônio histórico da cidade.”

Cronograma

• 15.08: Publicação do edital

• 29.08: Encerramento da fase inicial (redações)

• 1º.09: Início da avaliação das propostas

• 15.09: Conclusão da avaliação

• 19.09: Divulgação dos classificados para a fase final no Notícias do Município

• 22.09: Início do prazo para envio dos vídeos da fase final

• 29.09: Encerramento do prazo de envio dos vídeos

• 1º.10: Abertura da votação popular no site da Prefeitura (saobernardo.sp.gov.br)

• 08.10: Encerramento da votação popular

  • 12.10: Cerimônia de posse

You may also read!

Pela primeira vez, Diadema entregará uniformes escolares no início do ano letivo

Produção de mais de 210 mil peças está praticamente concluída e garante, acima de tudo, entrega dos kits completos

Read More...

Prefeitura de São Caetano garante início do ano letivo com crédito para uniforme e material escolar

A Prefeitura de São Caetano do Sul libera em 26 de janeiro os créditos dos programas de Uniforme Escolar

Read More...

SESC Verão 2026, no Parque Espaço Verde Chico Mendes, agita férias da criançada em São Caetano

Enquanto aguardam o retorno das aulas, marcadas para 11 de fevereiro, os moradores de São Caetano que já retornaram

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu