Gilberto Costa defende retorno do Ensino Médio a alunos laudados na EMEFM Oscar Niemeyer

In ABCD, Educação On
- Updated
Vereador Gilberto Costa

O vereador Gilberto Costa (PP) protocolou indicação à Secretaria Municipal de Educação (Seeduc) solicitando, em primeiro lugar, estudos para o retorno do Ensino Médio na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Arquiteto Oscar Niemeyer, voltado especialmente a alunos laudado

O parlamentar explicou que o termo “alunos laudados” refere-se, por exemplo, a estudantes com laudo médico que comprove necessidades educacionais específicas.

Entre elas, portanto, o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e outras condições que exigem acompanhamento pedagógico especializado.

“A EMEFM Oscar Niemeyer já conta com estrutura física adequada e equipe pedagógica capacitada para atender esses estudantes. Transferi-los para outras instituições sem a mesma preparação pode gerar desorientação, regressão no aprendizado e sérios impactos emocionais”, explanou, em resumo.

O vereador destacou que a permanência em um ambiente escolar já adaptado é essencial ao desenvolvimento acadêmico, social e emocional desses alunos.

“Mudanças bruscas de ambiente comprometem diretamente a autoestima e o progresso escolar. Não podemos colocar em risco anos de conquistas”, ressaltou.

A proposta, segundo o vereador, tem amparo na Lei Brasileira de Inclusão e na Constituição Federal, que asseguram igualdade de oportunidades e acesso à educação em todos os níveis.

“A oferta de turmas ou escolas com atendimento especializado não configura segregação quando preserva a dignidade e promove efetivamente a aprendizagem. Manter o Ensino Médio na EMEFM Oscar Niemeyer é reafirmar o compromisso com uma educação pública de qualidade, equitativa e verdadeiramente inclusiva”, concluiu Gilberto Costa.

You may also read!

Dreame celebra chegada oficial no Brasil com evento na Casa Niemeyer e expande ecossistema de casa inteligente

Líder global em tecnologia marca sua chegada oficial ao Brasil com o lançamento, em primeiro lugar, de novas soluções

Read More...

Tecnologia e sustentabilidade marcam agenda do Grande ABC na Unicamp

Comitiva conheceu projetos de iluminação pública inteligente, gestão de dados urbanos, mobilidade elétrica e geração autônoma de energia Representantes do

Read More...

Após duas décadas nos palcos e turnês internacionais, músico do ABCD recorre a financiamento coletivo para lançar primeiro álbum autoral

Baterista já acompanhou nomes como Leon Beal(EUA), João Bá e Sérgio Duarte, e busca apoio para concluir "Pablo Marchatto

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu