Prefeito Marcelo Oliveira comanda primeira ação do Troca Verde em Mauá

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated
Prefeito Marcelo Oliveira participa do programa. Fotos: Ubiratã Ventura/PMM

Cerca de 50 famílias dos jardins Oratório e Ipê puderam, em primeiro lugar, trocar seus recicláveis por alimentos ou ração para animais

A Prefeitura de Mauá realizou, na tarde deste sábado (08./07), a primeira ação regional do Troca Verde.

No programa, moradores da cidade podem, acima de tudo, trocar materiais recicláveis por alimentos ou ração para cães e gatos.

Ao todo, 150 quilos de resíduos foram, portanto, recebidos, e cerca de 50 famílias beneficiadas.

Nas últimas semanas uma busca ativa foi realizada nos jardins Ipê e Oratório, pelas equipes da Educação Ambiental do município e do Fundo Social de Solidariedade para identificar interessados em participar.

No próximo mês, o Troca Verde voltará à região.

Depoimentos

Uma das beneficiadas foi Lourdes Farias.

“Achei uma iniciativa ótima da Prefeitura porque realiza a limpeza, o que evita o mau cheiro e a proliferação de bichos, que podem transmitir doenças. E trocar por alimentos é um incentivo a mais para fazermos a nossa parte”, comentou.

Já a Elenice Maria Azevedo, moradora da Travessa Barreirinha, elogiou a limpeza. “Está ficando mais bonito e tomara que não fique mais esse lixo. Assim ajudamos a recuperar a cidade e também somos ajudados”, disse ela, em resumo.

Tudo o que foi arrecadado, neste sábado, foi encaminhado à Coopercata (Cooperativa de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável de Mauá), o que ajuda a gerar emprego e renda a esses trabalhadores, além de desestimular o descarte irregular de resíduos.

“O programa chega para fortalecer as lutas de nosso governo tanto na área ambiental, quanto na de segurança alimentar. E é uma parceria de diversas secretarias com o Fundo Social de Solidariedade de Mauá, que ajudará fundamentalmente na questão social”, explicou, por exemplo, o prefeito Marcelo Oliveira.

Além dessa ação, ao longo das últimas semanas foram realizadas ações educativas com a comunidade, estimulando a destinação correta de materiais orgânicos e recicláveis e também a manutenção em uma área, da rua dos Eucaliptos, altura do número 234, identificado como ponto corriqueiro de descartes irregulares.

O local recebeu um novo projeto paisagístico, com a recuperação da calçada, pintura do muro, além do plantio de mudas e gramado.

Para participar do programa Troca Verde é necessário fazer um cadastro. Informações podem ser obtidas pelo número 4512-7500, ramal 1809.

Mauá, em conclusão, destina ao aterro sanitário, em média, 89 mil toneladas de resíduos por ano.

Mas, 30% desse total poderiam ser reciclados, ajudando também a prolongar a vida útil do espaço de destinação do lixo orgânico.

You may also read!

Ribeirão Pires promove manhã de bem-estar com atividades de Reiki e Yoga

Evento gratuito no Parque Municipal Prof. Luiz Carlos Grecco reuniu cerca de 100 participantes mesmo com manhã chuvosa e

Read More...

Carnaval de São Paulo se consolida e movimento garante faturamento de R$ 4 bilhões para o Turismo

Balanço parcial da Federação de Hotéis e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp) estima, em primeiro lugar, injeção

Read More...

GCM de São Bernardo embarga construção por movimentação irregular de terra no Montanhão após denúncia

Obra foi paralisada e responsável terá 48 horas para retirar entulho e aguardar, além disso, autorização da Secretaria de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu