Cerca de 50 famílias dos jardins Oratório e Ipê puderam, em primeiro lugar, trocar seus recicláveis por alimentos ou ração para animais
A Prefeitura de Mauá realizou, na tarde deste sábado (08./07), a primeira ação regional do Troca Verde.
No programa, moradores da cidade podem, acima de tudo, trocar materiais recicláveis por alimentos ou ração para cães e gatos.
Ao todo, 150 quilos de resíduos foram, portanto, recebidos, e cerca de 50 famílias beneficiadas.
Nas últimas semanas uma busca ativa foi realizada nos jardins Ipê e Oratório, pelas equipes da Educação Ambiental do município e do Fundo Social de Solidariedade para identificar interessados em participar.
No próximo mês, o Troca Verde voltará à região.
Depoimentos
Uma das beneficiadas foi Lourdes Farias.
“Achei uma iniciativa ótima da Prefeitura porque realiza a limpeza, o que evita o mau cheiro e a proliferação de bichos, que podem transmitir doenças. E trocar por alimentos é um incentivo a mais para fazermos a nossa parte”, comentou.
Já a Elenice Maria Azevedo, moradora da Travessa Barreirinha, elogiou a limpeza. “Está ficando mais bonito e tomara que não fique mais esse lixo. Assim ajudamos a recuperar a cidade e também somos ajudados”, disse ela, em resumo.
Tudo o que foi arrecadado, neste sábado, foi encaminhado à Coopercata (Cooperativa de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável de Mauá), o que ajuda a gerar emprego e renda a esses trabalhadores, além de desestimular o descarte irregular de resíduos.
“O programa chega para fortalecer as lutas de nosso governo tanto na área ambiental, quanto na de segurança alimentar. E é uma parceria de diversas secretarias com o Fundo Social de Solidariedade de Mauá, que ajudará fundamentalmente na questão social”, explicou, por exemplo, o prefeito Marcelo Oliveira.
Além dessa ação, ao longo das últimas semanas foram realizadas ações educativas com a comunidade, estimulando a destinação correta de materiais orgânicos e recicláveis e também a manutenção em uma área, da rua dos Eucaliptos, altura do número 234, identificado como ponto corriqueiro de descartes irregulares.
O local recebeu um novo projeto paisagístico, com a recuperação da calçada, pintura do muro, além do plantio de mudas e gramado.
Para participar do programa Troca Verde é necessário fazer um cadastro. Informações podem ser obtidas pelo número 4512-7500, ramal 1809.
Mauá, em conclusão, destina ao aterro sanitário, em média, 89 mil toneladas de resíduos por ano.
Mas, 30% desse total poderiam ser reciclados, ajudando também a prolongar a vida útil do espaço de destinação do lixo orgânico.