A Prefeitura de Diadema divulgou Nota Oficial no final da tarde desta segunda-feira sobre o estado de saúde do prefeito José de Filippi Júnior.
A nota, assinada pela secretária da Saúde, Rejane Calixto, esclarece que o chefe do Executivo foi diagnosticado com endocardite bacteriana.
Trata-se, portanto, de uma enfermidade grave, segundo especialistas.
Infecção que afeta as estruturas internas do coração, principalmente as válvulas cardíacas, devido à presença de bactérias que chegam por meio da circulação sanguínea.
Há, por exemplo, dois tipos de endocardite bacteriana.
A endocardite bacteriana aguda se desenvolve muito rapidamente, causando, por exemplo, sintomas intensos e mais fáceis de identificar.
Já na subaguda a pessoa pode demorar algumas semanas ou meses para identificar a endocardite, demonstrando sintomas menos específicos.
Sempre que existe suspeita de endocardite é muito importante ir imediatamente ao hospital para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento o mais rápido possível, evitando complicações graves.
Nota oficial
Segue a comunicação da Prefeitura:
“NOTA OFICIAL – Estado de saúde do prefeito Filippi
O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, foi diagnosticado com endocardite bacteriana e, por isso, está internado no Hospital do Coração, em São Paulo, para observação, exames diagnósticos e tratamento.
Apesar de o prefeito estar despachando normalmente e fazendo reuniões online, a equipe médica, que avalia seu quadro clínico, indica a permanência da internação para intensificar o tratamento. Filippi está trabalhando remoto e, portanto, não será necessário tirar licença da Prefeitura de Diadema.
Rejane Calixto
Secretária Municipal de Saúde”