Planos Regionais para a retomada das atividades sociais e econômicas em todo o Estado começam a ser debatidos pelo Conselho Municipalista

In Economia On
- Updated

O Governo de São Paulo realizou, nesta segunda-feira (18), a partir do Palácio dos Bandeirantes, videoconferência que marcou a terceira reunião do Conselho Municipalista, criado pelo Governador João Doria com objetivo de pactuar as decisões de enfrentamento à Covid-19, flexibilização da quarentena após o dia 31 de maio e retomada das atividades  econômicas e sociais no território paulista.

A estratégia de ampliação e os protocolos para os testes rápidos de detecção da Covid-19 nos municípios também foram debatidos pelos prefeitos e secretários estaduais presentes.

No encontro, esboços e prévias dos Planos Regionais construídos pelos prefeitos de cidades-sedes em conjunto com os municípios de cada região começaram a ser apresentados e debatidos. Na próxima sexta-feira, dia 22, está marcada reunião com a presença do governador Doria para pactuação e uniformização das propostas regionais com o Plano São Paulo, de abrangência estadual.

O Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, coordenou a reunião de hoje, que  contou com a presença de prefeitos das 16 Regiões Administrativas do Estado de São Paulo.   São elas: Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e São Paulo capital.

“Nosso propósito com o Conselho Municipalista é pactuar com os Prefeitos as decisões concernentes ao enfrentamento da pandemia e a retomada da economia. Neste processo, estamos construindo juntos os modelos de abertura e retorno à normalidade plena”, afirmou o secretário Marco Vinholi.

Pelo Governo do Estado, participaram os titulares das Pastas de Saúde, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Meio-Ambiente, Cultura, Turismo, Transportes, Desenvolvimento Social, Agricultura, Governo e Desenvolvimento Regional, além do coordenador do centro de contingência da Covid-19 em SP.

“Estado e Municípios estão alinhando suas ações, algo que reputo crucial para vencermos definitivamente esta guerra que travamos contra o vírus. Minha avaliação é que este foi um encontro muito produtivo e focado, avançamos em diversos pontos para a elaboração final dos Planos Regionais, que serão apresentados proximamente ao governador Doria”, afirmou o secretário Marco Vinholi. 

“Tivemos aqui bons exemplos de diálogo produtivo entre as cidades-sedes e os municípios que fazem parte de todas as Regiões Administrativas do estado”, celebrou o vice-governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia.

PROPOSTA DE ANTECIPAÇÃO DE FERIADOS

Outra questão tratada no encontro foi a antecipação de feriados municipais, anunciada hoje pelo Governador João Doria durante coletiva de imprensa. A proposta do Governo Estadual é que os municípios aprovem a antecipação dos feriados junto às suas respectivas Câmaras Municipais, assim como a Capital, que encaminhou hoje à Assembleia Legislativa projeto de lei para antecipar o feriado estadual de 9 de julho (Dia da Revolução Constitucionalista) para a próxima segunda (25).

You may also read!

“São Bernardo voltará a ser a cidade das indústrias”, afirma Luiz Fernando

O candidato a prefeito de São Bernardo Luiz Fernando (PT) esteve nesta sexta-feira (06.9) em assembleia interna na Empresa

Read More...

Ponte para o futuro: Flávia Morando destaca a construção de três viadutos em seu plano de governo

Prefeiturável do União Brasil revela que vai trabalhar por projetos de mobilidade urbana para eliminar gargalos no trânsito de

Read More...

Alex Manente fala sobre tecnologia do futuro e oportunidades de emprego a trabalhadores de São Bernardo

O candidato a prefeito de São Bernardo Alex Manente (Cidadania) visitou, nesta sexta-feira (06.9), a unidade de uma grande

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu