Pesquisa da USCS estuda Síndrome de Burnout em estudantes de Medicina e contou participação de alunos da Medicina da USCS

In ABCD, Ciência e Tecnologia, Educação On
- Updated
Divulgação

Estimar a prevalência de Síndrome de Burnout e a prevalência de estresse percebidos em estudantes de medicina da Universidade Municipal de São Caetano (USCS) foi o objetivo da pesquisa da médica Letícia Cleto Duarte Sugiyama, aluna do Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde (PPGES) da USCS. Para a realização de sua pesquisa, além da revisão teórica, a médica desenvolveu coleta de informações com 72 alunos de medicina da USCS. A síndrome de Burnout tem como definição mais difundida a de ser uma síndrome ocupacional multifatorial caracterizada pela tríade: aumento dos níveis de exaustão emocional, despersonalização e descrença profissional, ou diminuição da autoeficácia. O orientador da pesquisa de Letícia foi o Prof. Dr. Daniel Leite Portella.

Letícia explica que o projeto de pesquisa surgiu a partir de uma grande preocupação com a saúde mental dos estudantes de medicina da USCS, visto que o curso apresenta um currículo 100% pautado nas metodologias ativas, o qual exige um desenvolvimento de maior grau de autonomia dos alunos. “Docentes do curso observam diariamente alunos com níveis de estresse elevados e com dificuldades para lidar com as angústias e adversidades que surgem durante o curso. Em alguns casos o sofrimento psíquico tão elevado leva a transtornos de saúde mental, tais como transtorno de ansiedade generalizada, depressão, síndrome do pânico”, conta a médica pesquisadora.

A ex-aluna do PPGES da USCS relata que, no Brasil, os cursos de medicina devem ser pautados pelas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), de 2014, que incentivam a utilização de metodologias ativas (MA) na formação médica, pois o aprendizado é estimulado a partir de “situações problemas” ou “situações reais” observadas durante o curso, as quais são semelhantes às que o aluno vivenciará em sua vida profissional. “No ensino pautado nas MA o aluno se corresponsabiliza pela própria formação e aquisição de conhecimento, a fim de adquirir autonomia intelectual, ou seja, ele deve aprender a aprender, como parte do processo de ensino-aprendizagem, identificando conhecimentos prévios, desenvolvendo a curiosidade e formulando questões para a busca de respostas cientificamente consolidadas, além de avaliar, de forma crítica, as informações obtidas”, explica Letícia.

Além da revisão teórica, Letícia foi a campo e aplicou questionários a 72 estudantes de medicina, do primeiro ao quarto semestres. Além do questionário com Perfil Sociodemográfico, outros dois foram preenchidos pelos respondentes: Copenhagen Burnout Inventory – Student Version – CBI – S, instrumento traduzido e validado para o português (Brasil e Portugal), composto por 25 questões dispostas em escala do tipo Likert de cinco pontos (que variam de nunca a sempre), subdivididas em 4 dimensões: 1- Burnout pessoal (PB), composto por 6 questões; 2- Burnout relacionado a estudos (SRB), composto por 7 questões; 3- Burnout relacionado aos colegas (CRB), composto por 6 questões; 4-Burnout relacionado aos professores (TRB), composto por 6 questões. E Escala de Estresse Percebido – PSS, – instrumento com 14 questões cujas respostas apresentam um escore que varia de 0 a 4. Os resultados do escore PSS indicam estresse muito baixo (0 a 14 pontos), estresse baixo (15 a 28 pontos), estresse moderado (29 a 42 pontos) e estresse alto (42 a 56 pontos).

Resultado

A prevalência de Burnout foi de 34.7% em nível muito alto, de 27.8/% em nível alto e 15.3% em nível moderado. A maioria, 90,3%, apresentou grau moderado de estresse percebido e 9,7% apresentaram grau baixo de estresse percebido. Observou-se que os estudantes mais velhos e homens apresentaram associação significante para o grau elevado de Burnout. Sobre seus achados, Letícia ressalta outros pontos interessantes: “esta pesquisa tem sua importância no campo científico, pois foi possível responder à pergunta de pesquisa e permitiu ainda levantar novas hipóteses e encontrar lacunas na literatura, as quais foram sendo apresentadas durante a discussão. Isso pode colaborar para o desenvolvimento de futuras pesquisas dentro do próprio universo da Síndrome de Burnout em estudantes de medicina, assim como na relação entre o estímulo ao pensamento crítico e a prevenção de estresse e diminuição do risco de Síndrome de Burnout”, sugere a pesquisadora.

Como produto derivado da pesquisa de Letícia, foi elaborado um guia que apresenta a condução de oficina que estimula o pensamento crítico dos estudantes de medicina, e assim, promova maior grau de autonomia e maior capacidade de lidar com ambiguidades e incertezas para atuar como fator protetor de síndrome de Burnout.

Para o orientador da pesquisa de Letícia, o Prof. Dr. Daniel Leite Portella, do Programa de Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde da USCS, a dissertação se destaca “porque ao pensarmos em Burnout o que se imagina como estratégias para suporte são ações fora do contexto escolares. Entretanto, nessa pesquisa mostrou-se que o pensamento crítico, como competência para resolução de problemas, pode ser um fator protetivo no âmbito acadêmico. Nesse sentido, desenvolvê-lo ou sensibilizá-lo nos discentes pode ser uma estratégia interessante para atenuar o Burnout, sempre acompanhado de outras ações e estratégias”, avalia o orientador.

A dissertação de Letícia Cleto Duarte Sugiyama pode ser acessada na íntegra no link: https://www.uscs.edu.br/pos-stricto-sensu/ppgs/mestrado-profissional-em-saude/acervo/2023.

O Programa de Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde da USCS tem como objetivo proporcionar a formação de profissionais diferenciados, baseado em perfil de competência que contemple a produção de conhecimento aplicável nas instituições de nível superior e nos contextos de prática para a condução de intervenções de impacto social, sanitário e educacional no âmbito do Sistema Único de Saúde. Mais informações: https://uscs.edu.br/pos-stricto-sensu/ppgs/mestrado-profissional-em-saude.

You may also read!

Em Diadema ação contra enchentes já executou limpeza em mais de 495 bueiros

Foram retiradas das galerias toneladas de detritos, evitando que as águas das chuvas invadissem casas de munícipes em situação

Read More...

UBSs de Diadema abrem neste sábado (22) para vacinação contra a dengue

Imunização contra a doença em jovens de 10 a 14 anos é o destaque da ação; equipes de saúde

Read More...

Feira “Eu amo, eu adoto” disponibiliza 171 animais para adoção neste domingo

Evento acontece, acima de tudo, todo último domingo de cada mês, das 10h às 15h, na tenda azul do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu