Parceria entre Prefeitura e GAMA recupera o Hino da Autonomia de São Caetano

In ABCD On
Teatro Santos Dumont

Após árduo trabalho, a parceria da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul e o GAMA (Grupo de Amigos do Movimento Autonomista) resultou na recuperação do Hino da Autonomia da cidade, que será apresentado no Concerto da Autonomia.

O evento, gratuito, será nesta terça-feira (24.10), portanto, no Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1111, Bairro Santa Paula).

A Orquestra Espressionne sobe, acima de tudo, ao palco às 20h.

O Hino da Autonomia foi escrito e musicado por Arnaldo Viana, e sua primeira apresentação em público aconteceu, por exemplo, em 7 de setembro de 1953.

Mas, por falta de registros visuais da época e extravio da partitura, estava praticamente esquecido.

Folha avulsa

Após forte trabalho de recuperação, encontrou-se uma folha avulsa escrita pelo autor, mas faltava encontrar quem se lembrasse da melodia e um maestro que aceitasse regravar o hino.

Três sul-caetanenses, Antônio Reginaldo Canhoni, Esmeralda Lorenzini e Ivani Regina Braido Oliveira, lembravam da melodia e, graças a eles, a partitura pôde, em suma, ser reescrita.

Por fim, a Secult (Secretaria de Cultura) entregou, da mesma forma, as gravações ao maestro Ogair Junior (Fundação das Artes).

E ele reescreveu, por exemplom a partitura que será executada no evento.

A letra na íntegra

Confira, em conclusão, a letra do Hino da Autonomia, de Arnaldo Viana:

São Caetano do Sul teu valor

Deverá ser cantado com ardor

Pelo teu nobre povo generoso

Forte, Bravo, Culto e Operoso

 

Pois que sendo em tamanho o menor

És em tudo quase sempre o maior

Foste obra de heroico imigrante

Que por ti deixou a Pátria distante

Teu progresso é algo sensacional

Tua pujança é fato excepcional

E autônomo terás mais ascensão

E o respeito de toda Nação

Estribilho

São Caetano do Sul, ei avante

Teu porvir será sempre brilhante

You may also read!

Biblioteca Cecília Meireles realiza sexto sarau do ano neste sábado

Evento é gratuito e, acima de tudo, com microfone aberto a todos, sem necessidade de inscrição A Biblioteca Cecília Meireles,

Read More...

Em Mauá, “É Bom Demais”! E vai ficar ainda melhor com participação popular

Um tributo ao grupo de pagode Só Pra Contrariar é, em primeiro lugar, uma das atrações da Agenda Cultural,

Read More...

Santo André sedia 2º Festival Cultural Leste Europeu de Inverno neste sábado

Gastronomia, artesanato e atrações culturais podem ser conferidas, portanto, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, das 10h às

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu