Oxiteno fecha 2020 com melhor performance dos últimos cinco anos e publica Relatório de Sustentabilidade

Em Canto do Joca - No dia
- Updated

Apesar de cenário desafiador, companhia reforçou compromisso com a construção de uma indústria cada vez mais responsável com as pessoas, a sociedade e o meio ambiente

A Oxiteno, líder na produção de tensoativos e especialidades químicas nas Américas, acaba de lançar o seu Relatório de Sustentabilidade 2020.

Totalmente digital, a publicação destaca, em primeiro nlugar, as principais práticas ASG da companhia.

Apesar do cenário desafiador causado pela pandemia, a companhia encerrou 2020 com receita líquida de R$ 5,22 bilhões.

Foi, portanto, a melhor performance dos últimos cinco anos, com crescimento de 22% em comparação ao ano anterior.

Além disso, outros destaques são: a representatividade feminina no corpo diretivo (57%);

a estruturação de um laboratório digital (XLab);

o lançamento do novo portal de educação (OxiEducation);

a participação da Oxiteno no programa de aceleração Inova 2030 – Jovens Inovadores em ODS do Pacto Global da ONU e Fundação Dom Cabral com o projeto Laboratório 4.0;

reconhecimento pelo Nível de Gestão para os temas Mudanças Climáticas e de Segurança Hídrica no CDP;

o estabelecimento da parceria com a EcoVadis para a avaliação de seus fornecedores nos principais temas de sustentabilidade.

Preservação da saúde

“A pandemia tem causado impactos sem precedentes. Na indústria, o cenário de crise e instabilidade econômica levou à revisão de metas e prioridades. Um dos principais desafios da Oxiteno tem sido garantir a preservação da saúde dos funcionários e a continuidade operacional, tendo em vista o seu papel essencial na sociedade. Os produtos da Oxiteno são matérias primas indispensáveis para a produção de alimentos, fármacos e produtos de higiene, limpeza, sanitização, entre outros. Nesse cenário adverso, reforçamos nosso compromisso com a construção de uma indústria cada vez mais responsável com a sociedade e o meio ambiente, colocando a sustentabilidade como elemento central da estratégia. O resultado foi muito positivo”, afirma, em suma, o presidente da Oxiteno, João Parolin.

Com a sustentabilidade incorporada à estratégia do negócio e aos processos de desenvolvimento e inovação, a Oxiteno avançou também durante o ano em outras ações.

São elas, portanto, implementação de home office, restruturação do programa de qualidade de vida, melhorias no processo de avaliação de fornecedores e novas ações para melhorar ainda mais o desempenho em segurança e meio ambiente.

Sustentabilidade

Como reflexo do esforço para práticas mais sustentáveis, a empresa conquistou, portanto, a categoria Platinum do EcoVadis Sustainability Rating.

Trata-se, em outras palavras, da plataforma que avalia a performance de sustentabilidade empresarial.

Ela é, acima de tudo, ocupada por apenas 1% das empresas avaliadas no mundo todo, sendo a segunda empresa brasileira a conquistar essa posição.

“Em 2019, estabelecemos nossos objetivos no Plano Estratégico de Sustentabilidade 2030. E, em 2020, mobilizamos toda a companhia com a meta de evoluir nos oito pilares que nos colocarão como referência em desenvolvimento sustentável do setor. O uso da água, da energia, o tratamento de resíduos, efluentes e os níveis de emissões de gases de efeito estufa são monitorados de perto para prevenirmos os possíveis impactos gerados”, diz, então, a gerente de Sustentabilidade, Juliana Maria da Silva.

Diversidade & Inclusão

A Diversidade & Inclusão (D&I) também continuou recebendo destaque.

Uma das iniciativas do pilar foi o lançamento do programa TOGETHER, que promove a representatividade de gênero, raça e etnia, pessoas com deficiência e LGBTQIA+, ampliando a pluralidade de opiniões e pensamentos.

Entre as ações estão: a inclusão de autistas, a abertura de salas de amamentação e o incentivo à diversidade no código de vestimenta por meio da campanha “Química de Estilos”.

“Em um ano marcado por desafios, a cultura organizacional e as iniciativas nos diversos pilares de nosso plano de sustentabilidade foram essenciais para o crescimento do negócio. Temos o propósito de contribuir para o bem-estar das pessoas através da química e, tendo ciência disso, buscamos sempre reforçar o senso de pertencimento, orgulho e conexão com o negócio. Desenvolvemos soluções essenciais que estão no dia a dia das pessoas e ajudam a sociedade a passar por momentos como este. Avançamos em 2020, mas sabemos que há ainda muito por fazer e muitas oportunidades nesta jornada”, diz, da mesma forma, Parolin.

O portfólio da Oxiteno conta com mais de 700 produtos e 3 mil aplicações nos segmentos de Crop Solutions, Home Care and I&I, Personal Care, Coatings, Oil & Gas, Industrial Applications, Functional Fluids e Nutrition & Health, que são exportados para mais de 50 países. O Relatório de Sustentabilidade 2020 pode ser consultado na íntegra aqui. Além dos dados contemplados nesse conteúdo, o documento traz as iniciativas da Oxiteno de apoio à sociedade no combate à pandemia, redução de impactos ambientais e sociais, governança e engajamento sobre o tema.

Sobre o Plano Estratégico de Sustentabilidade 2030

Estruturado em 2019, o Plano Estratégico de Sustentabilidade 2030 da Oxiteno é constituído de oito pilares.

Eles representam certamente os temas materiais para o seu negócio com objetivos e metas alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Esta estratégia guia todas as práticas e processos decisórios da companhia. Saiba mais: www.oxiteno.com

Sobre a Oxiteno

A Oxiteno é, como resultado, líder na produção de tensoativos e especialidades químicas nas Américas.

A companhia iniciou suas operações em 1973, em São Paulo, e tem como propósito contribuir para o bem-estar das pessoas por meio da química.

Investe, portanto, em pesquisa e desenvolvimento para oferecer soluções inovadoras e alinhadas aos objetivos de negócio de seus clientes.

A empresa está presente em oito países das Américas, Europa e Ásia e conta com 11 unidades industriais no Brasil, Estados Unidos, México e Uruguai.

Além disso, tem três centros de P&D e oito escritórios comerciais na Argentina, Bélgica, China e Colômbia.

No Brasil, em conclusão, possui fábricas em Suzano, Tremembé, Triunfo e no Polo Petroquímico de Mauá (em SP) e no Polo Industrial de Camaçari (BA). 

Você também pode ler!

Santo André imuniza munícipes com síndrome de Down e transplantados contra a Covid-19

A Prefeitura de Santo André iniciou nesta segunda-feira (10.05) mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19,

Read More...

Sócios terão gasolina a R$ 3,50/litro no aniversário do Sindicato

Nesta quarta-feira (12.05), data em que completa 62 anos, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC realiza a ação ‘Combustível

Read More...

GCM de São Caetano detém homem por violência doméstica e lesão corporal no Bairro Santo Antônio

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano deteve em flagrante um homem de 56 anos por ameaça, violência

Read More...

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu