Ouvidoria regional contra racismo do ABCD registra primeira denúncia

In ABCD On
- Updated

Iniciativa viabilizada por convênio entre o Consórcio ABC e o Governo do Estado é inédita no Estado de São Paulo

A ouvidoria regional para enfrentamento do racismo e da injúria racial do ABCD, iniciativa do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, registrou seu primeiro caso de denúncia. Uma pessoa moradora de São Bernardo do Campo, que sofreu ato de racismo em São Paulo, foi atendida pela equipe da ouvidoria em seu município.

Por meio de convênio entre o Consórcio ABC e a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, as cidades da região contam com ouvidores treinados para dar orientações e auxílio na formalização das denúncias, com base na Lei Estadual 14.187, que dispõe sobre penalidades administrativas a serem aplicadas pela prática de atos de discriminação por raça ou cor. 

Após esse procedimento, que pode ser feito pessoalmente ou por meio da internet, os casos seguem sob a responsabilidade da secretaria estadual, que irá apurar e encaminhar o atendimento com a vítima, conforme as medidas que couberem a cada caso. O prazo para devolutiva da denúncia é de até 30 dias.

A ouvidoria regional, lançada na semana passada, foi idealizada para descentralizar e ampliar o acesso ao serviço e é a primeira do gênero no Estado de São Paulo.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Acacio Miranda, ressaltou que o serviço é mais uma ação do colegiado em benefício dos moradores da região.

“Com a ouvidoria regional, o Consórcio ABC dá mais um exemplo de pioneirismo em políticas públicas regionais voltadas para a população das sete cidades. Esta é uma iniciativa fundamental para fortalecer o combate ao racismo e à injúria racial nas sete cidades”, afirmou.

You may also read!

Nova direção impulsiona transformação da Coop e fortalece o cooperativismo com foco nos cooperados

Celso Furtado completou, em 1º de agosto, um ano à frente da diretoria-geral da Coop, com várias iniciativas voltadas

Read More...

Espetáculo da Feasa, “O Santo Milagroso” sobe ao palco do Teatro Municipal de Santo André

Recursos arrecadados serão direcionados ao fortalecimento das entidades assistenciais da cidade; apresentações acontecem nos dias 21, 22 e 23,

Read More...

Prefeitura cria o Legaliza Diadema e oferece descontos para regularização de débitos municipais

Programa, aprovado por unanimidade pela Câmara nesta quinta-feira (20.08), terá como novidade a possibilidade de parcelar débitos em até

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu