Em conjunto com a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), guardas fecharam 1 estabelecimento no pós-balsa por perturbação da ordem pública; outros 15 locais foram vistoriados na madrugada
Dando continuidade a estratégia de garantir segurança à população, a Prefeitura de São Bernardo deu início no fim da noite deste sábado (12.04) a Operação Dorme Bem, que visa garantir a ordem pública e o sossego dos moradores em seu período de descanso.
A Guarda Civil Municipal (GCM) em conjunto com a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), além de agentes da vigilância sanitária, vistoriou estabelecimentos no Pós-Balsa, Tatetos, Núcleo Santa Cruz e Riacho Grande até o fim da madrugada deste domingo (13/4).
“Não vamos permitir que a diversão irregular de outras pessoas possa atrapalhar o sono, o descanso e o sossego da família de bem. Essa madrugada demos início a essa operação aqui no Riacho, mas ela vai também acontecer em outras regiões da cidade. Peço aos moradores que, caso tenham alguma demanda nesse sentido, ligue para o número de atendimento da guarda que é o 153 que iremos fazer as fiscalizações necessárias”, declarou o prefeito Marcelo Lima.
As ações do Dorme Bem São Bernardo vão incluir patrulhamento preventivo, saturação de viaturas em pontos sensíveis, bloqueios em vias públicas com grande fluxo de pessoas e abordagens a veículos com som alto.
Toda a operação será guiada por dados do serviço de inteligência da corporação e por denúncias feitas pelos próprios moradores.
Amparada pela legislação municipal, a GCM também poderá realizar o fechamento de comércios que causem transtornos à vizinhança. “O foco dessa operação não será apenas a perturbação do sossego, com a dispersão de bailes funk e festas clandestinas, mas também o patrulhamento preventivo visando coibir práticas de roubo, furto e tráfico de drogas”, salientou Major Topalian, Secretário de Segurança do município.
OPERAÇÕES INTEGRADAS – Desde o início do ano, a Guarda Civil Municipal segue cumprindo seu papel de proteger a comunidade. Em conjunto com a Polícia Militar e Civil, já foram realizadas 9 operações; enquanto com a Guarda ambiental já foram realizadas duas operações contra a caça de animais silvestres e extração ilegal de palmito no entorno da Represa Billings.
DIRETO AO PONTO – Sob a tutela da Secretaria de Segurança de São Bernardo e, em conjunto com a Polícia Militar, desde a segunda quinzena de janeiro as principais vias da cidade estão sendo monitoradas, com ronda ostensiva nos períodos de maior concentração de pessoas nos pontos de ônibus da cidade, garantindo a segurança da população que usa o transporte público.
Na última quinta-feira (10/4), o Prefeito Marcelo Lima anunciou o início da 2ª etapa do Programa Direto ao Ponto. A medida prepara o direcionamento de 59 câmeras para o videomonitoramento das principais paradas de ônibus nos horários de maior movimentação de pessoas nos locais. São Bernardo conta, atualmente, com 429 câmeras espalhadas por toda a cidade.
Fotos: Brenner Oliveira/PMSBC