Obras do Complexo Santa Teresinha avançam com instalação de passarela metálica

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Fotos: Helber Aggio | Vídeo: Renato Silva/PMSA

Içamento da estrutura foi realizado, em primeiro lugar, na manhã desta quarta;

trabalho vai proporcionar, portanto, a segurança dos pedestres na maior intervenção de mobilidade já realizada na cidade

As intervenções para construção do Complexo Viário e Parque Urbano Santa Teresinha continuam, acima de tudo, avançando.

Na manhã desta quarta-feira (26.04) foi realizado, portanto, o içamento e posicionamento da passarela metálica que vai compor a estrutura do novo viário.

Este equipamento vai garantir, em suma, a segurança dos pedestres para a travessia que vai transpor o Rio Tamanduateí.

“Avançamos para mais uma importante etapa desta que é a maior obra de mobilidade já realizada em Santo André. Agora a instalação desta passarela será um equipamento que vai garantir a segurança viária dos pedestres. O cronograma de obras prossegue e vamos acelerar as intervenções como um todo, não só do futuro complexo, mas do Viaduto Castelo Branco, obras que vão mudar a mobilidade da nossa cidade e da nossa gente”, destaca, em resumo, o prefeito Paulo Serra.

Montadas previamente

As estruturas metálicas que compõem a passarela, por exemplo, foram montadas previamente em terreno do canteiro de obras na Avenida dos Estados.

O içamento da superestrutura exigiu, além disso, o uso de guindaste específico e equipamentos para o transporte de peças de grande porte e peso.

Todo o serviço foi acompanhado, da mesma forma, pelos engenheiros responsáveis pela obra.

O encaixe da superestrutura foi realizado, portanto, nesta manhã.

As obras do Complexo Santa Teresinha são, em resumo, divididas em fases.

Elas têm o objetivo, acima de tudo, de eliminar cruzamentos da Avenida dos Estados com a saída do Viaduto Presidente Castelo Branco e a travessia do Rio Tamanduateí.

Com a criação das novas alças elevadas será possível, por exemplo, reduzir o número de cruzamentos em nível.

Da mesma forma, melhorar a fluidez dos motoristas que trafegam nos dois sentidos do Viaduto Castelo Branco para acessar o primeiro e o segundo subdistritos.

Acessibilidade

Além disso, as novas pistas do Complexo Viário Santa Teresinha vão contar com acessibilidade para pedestres e ciclistas.

O objetivo é garantir, acima de tudo, maior segurança viária.

E está prevista, da mesma forma, a criação de um parque linear sob os viadutos.

Também está em andamento, em suma, a recuperação estrutural do Viaduto Presidente Castelo Branco.

Ele liga, por exemplo, a Avenida Prestes Maia à Avenida dos Estados e ao bairro Santa Teresinha.

O tratamento das patologias das estruturas está avançando, além disso, com aberturas nas lajes do viaduto.

Isso para a realização de todo o trabalho de aplicação de material, visando, portanto, ao reforço e tratamento de fissuras e trincas.

O custo de todas as intervenções é, acima de tudo, de R$ 145 milhões.

Os valores incluem, por exemplo, o reforço estrutural do viaduto, criação das pistas elevadas que vão eliminar os cruzamentos existentes e o parque linear.

O pacote de intervenções de mobilidade conta, em conclusão, com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Assista ao vídeo:

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