O que é a cirurgia ortognática?

In Artigo On
- Updated
Dr. Igor Leitão Marques

Dr. Igor Leitão Marques*

É uma técnica cirúrgica utilizada para corrigir alterações de crescimento dos maxilares, conhecidas como anomalias dento faciais, as quais podem originar distúrbios da mordida, articulações e respiração, etambémrepercutir na estética facial. Trata-se, portanto, de um procedimento estético-funcional capaz de restaurar a harmonia facial e a função mastigatória.

Preparo ortodôntico para cirurgia ortognática

Preparo ortodôntico é a primeira etapa do tratamento de uma deformidade dento facial, há um período inicial de tratamento com aparelhos fixos. O objetivo dessa primeira etapa é alinhar e nivelar corretamente os dentes para que as arcadas dentárias estejam prontas para a correção no momento da cirurgia. Somente após essa fase, o paciente será submetido à cirurgia. Depois, retornará ao ortodontista para a finalização do tratamento.

Cada tipo de correção maxilar exigirá um preparo ortodôntico específico. Esse preparo será cuidadosamente estudado e discutido em conjunto por uma equipe experiente e interdisciplinar de forma que sejam otimizados: o tempo de tratamento e as possibilidades corretivas. Geralmente esse preparo leva em torno de 6 meses a 1 ano, dependendo de cada caso.

Pós preparo orto-cirurgico

Ai sim o paciente está pronto para o procedimento cirúrgico. O cirurgião bucomaxilofacial irá solicitar a liberação para o plano de saúde, irá solicitar os exames pré operatórios e fará o planejamento cirúrgico (analise facial e cirurgia de modelo).

Dia da cirurgia ortognática

No dia da cirurgia o paciente geralmente chega ao hospital para ser internado aproximadamente três horas antes da cirurgia, onde o paciente precisa estar sob jejum de no mínimo oito horas. Pois, a cirurgia ortognática é realizada sob anestesia geral, o tempo da cirurgia é em torno três horas e meia/quatro horas.

Cuidados pós operatório

A alimentação, remédios e higienização são extremamente importantes durante o pós operatório, a higiene é fundamental para diminuir a chance de infecções, utilizando enxaguante bucal, escova de dente super macia. Além disso, o paciente não deve comer nada sólido para que não haja nenhuma complicação.

Finalização Ortodôntica

Após 3 meses do procedimento cirúrgico e em acompanhamento com o cirurgião bucomaxilofacial o paciente é liberado para o ortodontista para que o mesmo faça a  finalização ortodôntica e o acabamento final do sorriso do paciente.

* Dr. Igor Leitão Marques

-Cirurgião bucomaxilofacial

-Especialista em Dtm e DOF

-Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

You may also read!

Marina defende programa Cidades Verdes Resilientes para São Bernardo em ato com Luiz Fernando

Joaquim Alessi Objetiva e prática, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede Sustentabilidade), destacou na

Read More...

Há mais de 500 pessoas que podem receber Vale Gás e Vale Supermercado e precisam entregar documentos em São Caetano

Joaquim Alessi O prefeito José Auricchio Júnior lançou um alerta importante na manhã deste sábado (22.6), durante o Inverno Solidário. "Tem

Read More...

Golaço: Auricchio entrega novo campo do Gisela em São Caetano

O prefeito José Auricchio Júnior entregou no início da noite desta sexta-feira (21.6) mais um campo de futebol com

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu