Nutricionistas dão dicas sobre alimentação saudável para profissionais da Educação

In ABCD On
Fotos: Dino Santos/PMD

Em apresentação a funcionários de creches que prestam serviços à administração municipal, nutricionistas da Prefeitura de Diadema deram orientações sobre alimentação saudável.

A ação ocorreu, em primeiro lugar, no Cefei (Centro de Formação e Educação Integral) nesta segunda-feira (08.08).

Envolveu, acima de tudo, atividades práticas com os mais de 20 participantes do evento.

Uma das recomendações das nutricionistas Jéssica Freitas e Juliana Almeida dos Santos foi, por exemplo, que, antes de comprar ou consumir um produto, o consumidor observe a lista de ingredientes, informação que consta no rótulo dos produtos.

Outra dica é priorizar os alimentos in natura ou minimamente processados.

São eles, por exemplo,  frutas, legumes, leite, ovos e aveia, entre outros.

Além disso, evitar alimentos ultraprocessados, como margarinas, nuggets e salgadinhos.

Elas também indicaram a necessidade de evitar o consumo de “calorias vazias”, como as presentes no açúcar, que provocam o ganho calórico sem acrescentar nutrientes.

Também reforçaram, da mesma forma, que é preciso estimular as crianças a ter uma boa alimentação, transformando-a em um hábito.

“A ideia é que esses profissionais sejam disseminadores da informação, porque na rede temos em torno de 33 mil estudantes. E sabemos que, entendendo os motivos por que determinados alimentos não são bons, as pessoas abraçam mais a ideia de estimular uma alimentação saudável”, afirma Jéssica Freitas, nutricionista da Secretaria de Educação.

Segundo a nutricionista Juliana Almeida dos Santos, que atua na Secretaria de Saúde, a apresentação fez parte do eixo “alimentação” do Programa Saúde na Escola, que desenvolve ações integradas entre as secretarias da Saúde e da Educação visando aos cuidados de saúde junto a estudantes, pais e profissionais da Educação.

Na semana passada, nos dias 3 e 4/8, já ocorreram outras duas apresentações para profissionais da Educação. Ao todo, foram atendidos mais de 100 participantes nos três encontros.

Dia a dia

A apresentação trouxe conhecimentos não só para o trabalho, mas também para vida fora do ambiente profissional. É o caso de Maria Aparecida Lopes Araujo, 68, que trabalha na instituição Lar do Alvorecer e conta que pretende olhar mais a lista de ingredientes dos alimentos quando for ao mercado.

“[A apresentação] foi muito interessante. A gente tem mania de comprar um alimento só porque é gostoso, mas é muito importante olhar o rótulo, saber das coisas e também incentivar as crianças comer o que é bom para elas”, afirma.

Aparecida Fagundes, cozinheira na mesma instituição, conta que, para substituir o açúcar, prepararam uma receita com beterraba, morango, banana e leite batidos.

Segundo ela, a bebida caiu nas graças da criançada e substitui, de forma bastante nutritiva, iogurtes industrializados.

“Pensamos nisso pra melhorar o dia a dia das crianças. Comida tem de fazer com amor, né?”, pergunta e afirma, em conclusão.

You may also read!

Jantar harmonizado casa a excelência do Baby Beef Jardim com vinhos da argentina Cobos, no ritmo do tango

Joaquim Alessi Wine Dinner, como dizem os ingleses, ou jantar harmonizado, no português bem claro, só poderia redundar, em primeiro

Read More...

Para a história: Akira Auriani recebe em Rio Grande da Serra apoio do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin

Ministro do Empreendedorismo, Márcio França, e deputado estadual Caio França participaram, da mesma forma, do encontro que reforça compromisso

Read More...

Dia da Árvore e início da primavera: BRK destaca a importância dos serviços de saneamento

Avanço dos serviços de coleta e tratamento de esgoto da cidade contribuem para minimizar os efeitos provocados pelas altas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu