Núcleo da FMABC conquista prêmio em congresso internacional de educação inclusiva

In ABCD, Educação, Saúde On
- Updated
Divulgação

O Núcleo Especializado em Aprendizagem (NEA) do Centro Universitário FMABC, em Santo André, recebeu dois prêmios internacionais, promovidos pelo Congresso Brain Connection, um dos maiores eventos científicos com foco na inclusão, aprendizagem e neurociência.

O Núcleo foi premiado coletivamente com a conquista do certificado “Fernando Capovilla”, que reconhece indivíduos ou instituições que têm se destacado na promoção e desenvolvimento de tecnologias e pesquisas voltadas à educação inclusiva, com foco especial nas áreas de dificuldades de aprendizagem. 

O reconhecimento veio por conta da ferramenta SOLEP, lançada pelo NEA como uma dinâmica de realizar a sondagem de leitura, escrita e pseudopalavras para jovens em processo de aprendizado. Ela é direcionada para profissionais da área clínica multidisciplinar que trabalham com educandos que tenham dificuldades de aprendizado, incluindo psicólogos, psicopedagogos, neuropsicólogos, fonoaudiólogos e neuropsicopedagogos, entre outros.

Além de ser laureado pela a ferramenta, o NEA também recebeu o prêmio “Profª Drª Ângela Mathylde Soares”, que reconhece iniciativas sociais inclusivas que transcendem as fronteiras do ambiente educacional. A honraria foi dada à coordenadora do Núcleo, Alessandra Bernardes Caturani, graças ao projeto “Iluminar e Conscientizar sobre Dislexia e TDAH: Invisibilidade/Pertencimento/Transformação”. 

O prêmio também ressaltou a participação essencial de toda a equipe do NEA nas ações realizadas, com destaque no certificado para os profissionais Rubens Wajnsztejn, Damaris Gaester Fakler e Elaine de Araújo. “O prêmio é uma valorização de todas as atividades que realizamos para mostrar que os diagnósticos de transtornos de aprendizagem não são rótulos, para que possamos aumentar as possibilidades de um ensino de qualidade”, explica a coordenadora.

A iniciativa consiste em diversas ações sem fins lucrativos para conscientização da população a respeito dos transtornos de aprendizagem, incluindo palestras, atendimentos sociais e distribuição de materiais educativos em locais de grande circulação, como escolas e estações de trem e metrô.

You may also read!

Pedro Martinelli e Carlos Maranhão lançam o imperdível livro “Olho no Mundo”

Joaquim Alessi Quando recebi o convite para o lançamento, pelas mãos (ou melhor, whatsapp) do irmão do Pedrão, meu amigo

Read More...

Sessão solene celebra 35 anos de integração e conquistas regionais do Consórcio do ABCD

Cerimônia em Santo André destacou papel da entidade na articulação regional e reconheceu personagens que contribuíram para o fortalecimento

Read More...

GCM de São Caetano intercepta moto com adolescentes e recupera celular furtado

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul apreendeu, na tarde de terça-feira (12.05), dois adolescentes (de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu