Núcleo da FMABC conquista prêmio em congresso internacional de educação inclusiva

In ABCD, Educação, Saúde On
- Updated
Divulgação

O Núcleo Especializado em Aprendizagem (NEA) do Centro Universitário FMABC, em Santo André, recebeu dois prêmios internacionais, promovidos pelo Congresso Brain Connection, um dos maiores eventos científicos com foco na inclusão, aprendizagem e neurociência.

O Núcleo foi premiado coletivamente com a conquista do certificado “Fernando Capovilla”, que reconhece indivíduos ou instituições que têm se destacado na promoção e desenvolvimento de tecnologias e pesquisas voltadas à educação inclusiva, com foco especial nas áreas de dificuldades de aprendizagem. 

O reconhecimento veio por conta da ferramenta SOLEP, lançada pelo NEA como uma dinâmica de realizar a sondagem de leitura, escrita e pseudopalavras para jovens em processo de aprendizado. Ela é direcionada para profissionais da área clínica multidisciplinar que trabalham com educandos que tenham dificuldades de aprendizado, incluindo psicólogos, psicopedagogos, neuropsicólogos, fonoaudiólogos e neuropsicopedagogos, entre outros.

Além de ser laureado pela a ferramenta, o NEA também recebeu o prêmio “Profª Drª Ângela Mathylde Soares”, que reconhece iniciativas sociais inclusivas que transcendem as fronteiras do ambiente educacional. A honraria foi dada à coordenadora do Núcleo, Alessandra Bernardes Caturani, graças ao projeto “Iluminar e Conscientizar sobre Dislexia e TDAH: Invisibilidade/Pertencimento/Transformação”. 

O prêmio também ressaltou a participação essencial de toda a equipe do NEA nas ações realizadas, com destaque no certificado para os profissionais Rubens Wajnsztejn, Damaris Gaester Fakler e Elaine de Araújo. “O prêmio é uma valorização de todas as atividades que realizamos para mostrar que os diagnósticos de transtornos de aprendizagem não são rótulos, para que possamos aumentar as possibilidades de um ensino de qualidade”, explica a coordenadora.

A iniciativa consiste em diversas ações sem fins lucrativos para conscientização da população a respeito dos transtornos de aprendizagem, incluindo palestras, atendimentos sociais e distribuição de materiais educativos em locais de grande circulação, como escolas e estações de trem e metrô.

You may also read!

Diadema: Programa Ação nos Bairros convoca novos inscritos

Para ver o edital de convocação no Portal da Prefeitura, basta, portanto, clicar aqui https://portal.diadema.sp.gov.br/sagep/programa-acao-no-bairros/ A Prefeitura de Diadema, por

Read More...

É macho o Bugio de espécie ameaçada de extinção nascido no Zoológico de São Bernardo

Mistério acerca do sexo do primata só foi esclarecido mais de 40 dias depois do nascimento, quando o filhote

Read More...

Plantio comunitário amplia agrofloresta no Jardim Ana Maria, em Santo André

Área do Quintal Verde Ana Maria recebeu 90 mudas de árvores nativas, frutíferas e medicinais; espaço foi criado há

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu