Muda a prestação de contas de empresas, mas lucro segue não sendo taxado

In ABCD, Canto do Joca, Economia On
- Updated
Receita ainda não vai cobrar lucros e dividendos das empresas. Foto: Reprodução/Agência Brasil

Mudança na forma de prestar contas à Receita Federal — já vale neste mês — torna praticamente online as informações fiscais sobre lucros e dividendos das empresas.

As prestações de contas de pessoas jurídicas — que costumavam ser anuais — passam a ser mensais, depois de uma exigência da Receita Federal.

Um dos pontos dessa mudança recai, portanto, na taxação do lucro: afinal, haverá ou não mudança com relação a esse ponto?

A resposta é não.

Por enquanto, segundo o professor da FAAP, advogado tributarista e sócio da San Martín e Carvalho Advogados, German San Martín, o intuito da mudança ainda não será de taxação.

“É mais uma medida que o governo toma de aprimoramento das chamadas obrigações acessórias, para completar o que a gente chama de ‘Big Brother Tributário’. No sentido de um grande olho que fornece informações praticamente online de tudo aquilo que os contribuintes fazem”, explica, em resumo.

Medida que, para o tributarista, é muito bem-vinda para as contas públicas.

Isso porque “diminuindo o sonegador, não precisa aumentar os impostos; você só precisa cobrar os impostos daqueles que já devem.”

Como funciona a taxação do lucro hoje?

Atualmente o lucro dos sócios de uma empresa não é tributado.

E a mudança na forma de prestar contas à Receita, com o EFD-Reinf 2023 (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais), não altera isso.

A contadora Amanda Morais, sócia da Rhodes Contadores Associados de Brasília, explica.

“A empresa deverá informar a distribuição de lucros na EFD-Reinf, mesmo sendo um rendimento isento, tendo em vista o mês em que o pagamento aconteceu”, diz.

A contadora ainda esclarece que “são isentos do IRRF os lucros ou dividendos pagos ou creditados pelas empresas do lucro real, lucro presumido ou Simples Nacional, desde que calculados conforme a escrituração contábil ou a presunção.”

Governo prepara o terreno para mudanças?

Mas um projeto de lei de autoria do governo federal de 2021, que já passou pela Câmara e espera votação no Senado, pode mudar isso.

É o PL 2.337/21. Propõe a tributação dos lucros e dividendos distribuídos — hoje isentos — a uma incidência de imposto de renda retido na fonte com alíquota de 20%.

O texto aprovado na Câmara baixou essa alíquota para 15% e isentou da tributação, além das empresas enquadradas no Simples Nacional, pessoas jurídicas do Lucro Presumido com faturamento inferior a R$ 4,8 milhões.

Outro indício de que num futuro breve os lucros poderão ser taxados está no texto-base da reforma tributária.

Também prevê taxação para as rendas, como alerta a advogada tributarista Lívia Heringer.

Para a jurista, “a gente não pode descartar a possibilidade de essa escolha fazer parte de um contexto preparatório para uma tributação.”

Sobre a reforma que em breve voltará a ser votada na Câmara, a advogada esclarece.

“No texto que foi da Câmara para o Senado, ele já falava numa reforma do imposto de renda durante seis meses”, comenta.

Diz ainda: “Isso estava incluído nas disposições finais e trazia a informação de que em seis meses o legislativo vai ter que aprovar uma reforma do imposto sobre a renda.”

E, afirma: “Quando a gente fala em reforma sobre a renda é pessoa física, jurídica, então pode ser que os lucros e dividendos façam parte desse contexto maior da reforma do imposto sobre a renda.”

Fonte: Brasil 61

You may also read!

Inteligência Artificial é tema de palestra no Ciesp Diadema

Os algoritmos; a Inteligência Artificial permite corrigir pequenos desvios sensoriados, notados na produção indústrial Estudos avançados na área de educação,

Read More...

Atletas do Pérola da Serra conquistam grandes marcas no Dia das Mães

Neste domingo (12.05), Dias das Mães, os atletas do ADC Pérola da Serra disputaram, em primeiro lugar, duas competições. Na

Read More...

Centro de Especialidades Oftalmológicas de Ribeirão Pires chega a 1 ano com mais de 1.700 atendimentos

Local viabilizou, em primeiro lugar, a possibilidade dos moradores de Ribeirão Pires realizarem o diagnóstico ocular completo dentro do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu