Forte redução de óbitos deve-se ao menor número de pessoas em circulação e às ações realizadas pela Secretaria de Mobilidade e Transporte
As mortes por acidentes de trânsito despencaram em Diadema no ano passado e a cidade apresentou o menor número de óbitos nessas condições desde 2015, ano em que o relatório Infosiga SP, do governo estadual, começou sua série histórica.
Foram 23 mortes por acidentes em Diadema no ano passado, bem menos dos 45 óbitos ocorridos em 2020 e dos 40 em 2019. Em um ano, esse tipo de morte em Diadema caiu praticamente à metade – redução de 48,9%.
Os atropelamentos continuam sendo as maiores causas das mortes por acidentes, num total de 12 no ano passado, enquanto as colisões (veículo x veículo) provocaram 5 óbitos e os choques (veículo x muro/poste), 3.
O secretário de Mobilidade e Transporte, Osvaldo Misso, acredita que uma queda tão drástica não se explica apenas pela redução do número de pessoas em circulação impostas durante a pandemia para evitar aglomerações.
“A secretaria revitalizou e ampliou a sinalização horizontal, realizou ações educativas para segurança dos pedestres e aumentou a fiscalização com foco na redução de acidentes, ações que também contribuídas para a redução das mortes”, comentou.
Osvaldo Misso acredita que a continuidade das ações voltadas à segurança do pedestre vai possibilitar a redução das mortes. “O pedestre é prioridade no sistema viário. Vamos ampliar as ações de requalificação do passeio, garantia da acessibilidade no entorno das escolas, UBS e grandes cruzamentos, e implantar um sistema semafórico eficiente”, concluiu.