Mauá se destaca na avaliação de Saneamento realizada pelo Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades

In ABCD On
- Updated
ETE Mauá/Divulgação

Indicador avalia o desempenho das cidades brasileiras a partir de critérios que envolvem ações de saneamento, água potável e preservação ambiental

A cidade de Mauá obteve nota considerada “muito alta”, em uma escala que vai de 80 até 100, no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 — Água Potável e Saneamento — de acordo com o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR).

O IDSC-BR é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), e avalia o desempenho das cidades brasileiras de acordo com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU que envolvem saneamento básico, infraestrutura, saúde, educação, renda, moradia, segurança, mudanças climáticas combate à pobreza e preservação ambiental.

Considerando o objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 — Água Potável e Saneamento, o município de Mauá se destaca com avanços em critérios que avaliam a diminuição das doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado; o aumento da população atendida com esgotamento sanitário, e a evolução do índice de tratamento de esgoto.

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, destaca que a cidade está entre os municípios da região metropolitana de São Paulo mais bem avaliados no acesso aos serviços de tratamento de esgoto, com o percentual de 91% de atendimento, alcançando com antecedência de dez anos as metas de universalização estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento que preconiza que, até 2033, todos os municípios brasileiros devam ter 90% da população atendida com os serviços de coleta e tratamento de esgoto.

“O resultado desse ranking demonstra um trabalho contínuo com investimentos estruturantes feitos ao longo dos anos. É importante destacar que há pouco mais de duas décadas, a cidade contava com 77% de coleta e o índice de tratamento do efluente era de 0%, ou seja, Mauá não tratava seu esgoto”, explica Viviane Moraes, gerente de operações da BRK em Mauá.

O indicador de coleta de esgoto do municipio também é expressivo e já atinge 95% da cidade, desempenho muito superior à média nacional de 55,2%.

“Temos um compromisso com a cidade de Mauá, o nosso propósito é transformar a vida das pessoas levando saneamento para além do básico – isso inclui não só elevar os indicadores, mas proporcionar à população bem-estar e qualidade de vida”, conclui Viviane.

A BRK destaca que os dados do IDSC-BR demonstram como o saneamento básico está diretamente conectado ao desenvolvimento sustentável das cidades, contribuindo para a proteção dos recursos naturais e o cumprimento das metas globais da Agenda 2030.

Sobre o IDSC – BR

O (IDSC – BR) Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN), consultoria do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e co-financiado pela Caixa, pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e pela União Européia.

You may also read!

Selo “Empresa Amiga da Mulher” é tema de palestra na Associação no Sertãozinho em Mauá

Secretária de Políticas Públicas para Mulheres apresenta os serviços de combate ao feminicídio na cidade; inscrições para receber o

Read More...

Novo organiza encontro de diálogo e renovação política em São Caetano do Sul

O NOVO São Caetano do Sul promove, no dia 11 de fevereiro, um encontro aberto ao público para debater

Read More...

Com a Casa Caramelo, Tite amplia serviços de Saúde e Bem-Estar Animal em São Caetano

O prefeito, Tite Campanella, entregou nesta quinta-feira (05.02), em primeiro lugar, a Casa (Centro de Atenção à Saúde Animal)

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu