Ex-prefeito de São Bernardo e sindicalista, o deputado federal eleito Luiz Marinho (PT-SP) tomou posse nesta terça-feira (03.04) como ministro do Trabalho e Emprego.
No discurso de posse, o ministro comprometeu-se, em primeiro lugar, a apresentar uma proposta de valorização permanente do salário mínimo.
“Quero convocá-los para, em um curto espaço de tempo, oferecermos ao presidente Lula uma proposta de política de valorização permanente do salário mínimo a ser apresentada ao Congresso Nacional”, afirmou, em resumo.
O reajuste real do pagamento mínimo foi, acima de tudo, uma das prioridades do novo governo.
A equipe do presidente Lula usou o espaço fiscal aberto com a PEC da Transição para aumentar o valor de R$ 1.212 para R$ 1.320.
O ministro destacou, além disso, que trabalhará para regulamentar as relações trabalhistas, especialmente as que envolvem aplicativos e plataformas, considerando questões relativas à saúde, segurança e proteção social.
Segundo Marinho, a ideia é garantir “padrões civilizados” para esses vínculos de prestação de serviço.
Outro compromisso de Marinho é o de fortalecer os sindicatos, construindo juntamente com o Congresso Nacional uma “legislação que modernize o sistema sindical”.
“A negociação coletiva requer sindicatos fortes, com representatividade e capacidade de se financiar”, ressaltou.