Joaquim Alessi
“O que existe até esse momento é uma clínica veterinária, não um hospital”, ressalta, da mesma forma, o chefe do Executivo
Dentro do programa de requalificação dos espaços públicos da cidade, a Prefeitura de São Bernardo inseriu a transformação completa da “atual clínica dos pets” e decidiu investir na construção “de um verdadeiro Hospital Veterinário”, nas palavras do prefeito, Marcelo Lima.
Portanto, a proposta é mais que a adequação dos espaços, ou reforma, e sim o aprimoramento dos atendimentos prestados aos animais domésticos.
Um salto de qualidade, em suma, no atendimento veterinário público de São Bernardo: o Hospital Veterinário Waldir Cartola dos Santos vai passar a existir de verdade, com a ampliação e, após 12 meses de intervenções, funcionará 24 horas.
Já tem, além disso, até data a inauguração: 06 de fevereiro de 2027 (data em que Cartola faria 87 anos se vivo estivesse).
A ordem de serviço foi assinada na noite desta sexta-feira (06.02) pelo prefeito, Marcelo Lima.
Ele esteve acompanhado da vice-prefeita, Jessica Cormick, de secretários municipais, vereadores e moradores.
Importante: o equipamento manterá o serviço durante as obras de requalificação do espaço.
Atendimento 24 horas
Marcelo Lima destacou que, durante a elaboração do seu Plano de Governo, uma das demandas da população era que a cidade tivesse um hospital público veterinário na prática, e não uma clínica que só funciona de segunda a sexta-feira e em horário comercial.
“Vamos ter aqui um hospital de verdade, com atendimento 24 horas”, frisou o chefe do Executivo.
“Não tenho dúvidas de que melhorar esse equipamento é um investimento em saúde, porque os animais de estimação salvam vidas das pessoas todos os dias”, declarou.
Além da revitalização, o prefeito, Marcelo Lima, anunciou, ainda, uma unidade móvel que vai levar castração para os bairros.
“Daqui a um ano, estaremos aqui celebrando a entrega deste equipamento. E também teremos uma carreta que vai andar pelos bairros e levar a castração para quem não consegue vir até o hospital, que fica no Rudge Ramos, para atender no Alvarenga, na Vila São Pedro, enfim, em toda a cidade, todos os dias”, emendou o prefeito.
Referência
Moradora do bairro Alves Dias, Rita Cássia Lima de Souza representou a população que utiliza o serviço.
Com a cachorra Meg no colo, ela contou que já tem quatro cachorros adotados e que as melhorias que serão feitas no Hospital Veterinário devem ser um marco não apenas para a região, mas para todo o País.
“São nossos filhos de quatro patas e vieram para esse mundo só para ensinar às pessoas o que é amar incondicionalmente, por isso todos nós precisamos cuidar deles”, afirmou.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, ressaltou a alegria de participar de um evento em prol dos pets.
“Uma melhoria que parte da decisão de alguém com muita sensibilidade, que é o nosso prefeito Marcelo Lima. Aqui vamos ter um novo centro cirúrgico, salas para exames, consultas, para cuidar dessas vidas tão preciosas”, pontuou.
Estrutura
O Hospital Público Veterinário Waldir Cartola conta com quatro salas de atendimento/consultas, duas salas de emergência, uma sala de atendimento especializado (oncologia e ortopedia), uma sala de quimioterapia, três centros cirúrgicos, duas salas de enfermagem, uma sala de pré-operatório e uma sala de pós-operatório, além das dependências de trabalhadores, como refeitórios, sanitários, entre outros.
Será construído novo centro cirúrgico para substituir o atual, que hoje funciona em outro espaço.
Desta forma, o atendimento cirúrgico e ambulatorial será integrado.
O equipamento vai contar com a implantação de espaço para internação, ampliação do atendimento de urgência e emergência com plantões 24 horas.
Além disso, terá unidade móvel para castração com ampliação da oferta de vagas.
Sem contar o novo centro cirúrgico, e nova disposição das dependências para mais conforto e comodidade.
Ainda haverá melhorias estruturais, incluindo ampliação da recepção, implantação de estacionamento e implantação de espaço pet.
O investimento na revitalização e ampliação será, em conclusão, de R$ 3,2 milhões.
