Mapa Cultural SBC lançado em estímulo à diversidade e fomento à cultura

In ABCD, Canto do Joca, Cultura On
- Updated
Câmara de Cultura. Fotos: Divulgação/PMSBC

Plataforma será colaborativa e pretende promover, em primeiro lugar, maior conexão entre produtores, espaços públicos e população; nesta sexta-feira (21.03) será publicado edital do PNAB “Cultura Viva” no Diário Oficial

Colaborar é, acima de tudo, o ato de produzir ou fazer algo em conjunto.

Partindo desse princípio, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura, lançou nesta quinta-feira (20.03) o “Mapa Cultural SBC”.

Trata-se, em suma, de uma plataforma online para integrar projetos, agentes, espaços culturais, eventos e oportunidades em uma única ferramenta.

A medida visa, além disso, promover maior conexão entre produtores, equipamentos e população em geral.

“Nossa cidade segue para frente em todos os aspectos. Com o lançamento desta plataforma colaborativa, queremos conectar quem promove a diversidade cultural na cidade dos moradores. No site, o fazedor de cultura poderá se inscrever e acompanhar os editais, chamamentos públicos para a promoção de diversos eventos culturais no município e, quem mora aqui, poderá conhecer e, porque não, descobrir teatros, espaços de cultura e lazer, e redescobrir uma São Bernardo mais feliz”, analisou, em resumo, o prefeito Marcelo Lima.

Um marco

Para a secretária municipal de Cultura, Samara Dinis, o Mapa Cultural SBC é um marco para a cidade.

“É um dia muito importante para quem produz cultura em São Bernardo, porque a plataforma vai favorecer a produção coletiva e a difusão da diversidade cultural no município. Além disso, o Mapa Cultural SBC vai nos permitir mapear os produtores da cidade, auxiliando na formulação e no monitoramento de políticas públicas por aqui.”

Secretária municipal de Cultura, Samara Dinis, e o prefeito Marcelo Lima. Fotos: Divulgação/PMSBC

O Mapa Cultural será lançado em fases, sendo a primeira delas o cadastramento dos agentes e dos espaços culturais na plataforma para a divulgação dos eventos. O cadastro facilitará que os produtores culturais possam se inscrever nos editais de fomento da cidade. No segundo momento haverá a possibilidade de promover projetos e oportunidades, como os editais de fomento da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), entre outros.

Integração no ABCD

O Mapa Cultural permitirá a integração regional, pois a plataforma vai possibilitar o diálogo das manifestações culturais das cidades que compõe o Grande ABC, reconhecendo os territórios culturais, bem como a convergência junto ao Ministério da Cultura e a criação do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), fortalecendo o Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Será publicado no Diário Oficial do município desta sexta-feira (21.03) o edital PNAB “Cultura Viva”.

O mesmo é um fomento a projetos continuados de pontos de cultura da cidade.

O objetivo é selecionar quatro projetos realizados por entidades e associações sem fins lucrativos para ser executados e, 12 meses nas comunidades.

Serão colocados à disposição R$ 120 mil por projeto.

Mapas Culturais

A plataforma eletrônica disponibilizada pela comunidade, com apoio do Ministério da Cultura, tem o propósito de possibilitar que pessoas gestoras, agentes culturais e pessoas interessadas em cultura possam conhecer, compartilhar e participar da produção cultural de um território.

O endereço https://mapacultural.saobernardo.sp.gov.br/ estará disponível a partir desta sexta-feira (21/3).

You may also read!

Ribeirão Pires promove manhã de bem-estar com atividades de Reiki e Yoga

Evento gratuito no Parque Municipal Prof. Luiz Carlos Grecco reuniu cerca de 100 participantes mesmo com manhã chuvosa e

Read More...

Carnaval de São Paulo se consolida e movimento garante faturamento de R$ 4 bilhões para o Turismo

Balanço parcial da Federação de Hotéis e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp) estima, em primeiro lugar, injeção

Read More...

GCM de São Bernardo embarga construção por movimentação irregular de terra no Montanhão após denúncia

Obra foi paralisada e responsável terá 48 horas para retirar entulho e aguardar, além disso, autorização da Secretaria de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu