Mulheres a partir de 40 anos de idades já podem fazer mamografia em São Bernardo, 1ª cidade do Brasil a realizar ação

In ABCD, Saúde On
- Updated
Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

Exame para rastreio de câncer de mama passa a ser realizado por mulheres de 40 a 74 anos, com objetivo de aumentar o diagnóstico precoce da doença, beneficiando cerca de 83 mil mulheres

O prefeito Marcelo Lima assinou, na manhã desta quinta-feira (20.03), decreto que amplia a faixa etária para realização de mamografia, no processo de rastreio de câncer de mama.

A partir de segunda-feira (24.03), mulheres de 40 a 74 anos poderão, portanto, fazer o exame para detecção precoce da doença.

A mudança vai beneficiar diretamente, em primeiro lugar, aproximadamente 83 mil mulheres que estão nesta faixa etária na cidade.

São Bernardo passa a ser, acima de tudo, a primeira cidade do Brasil que acata recomendação da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e estende a faixa etária para rastreio.

“Este é um momento histórico para São Bernardo e para as mulheres, mas acima de tudo, espero que seja exemplo para outras cidades, Estados e também para o governo federal ampliar o acesso ao exame”, destacou, em resumo, o prefeito Marcelo Lima.

Investimento na saúde das mulheres

O chefe do Executivo frisou que ampliar a faixa etária para a realização do exame representa não aumento de gastos, mas investimento na saúde das mulheres.

“O Ministério da Saúde vai continuar pagando os exames de quem tem entre 50 e 69 anos e nós vamos assumir essas despesas enquanto não houver repasse, porque esse é um investimento de extremo significado, de cuidado e proteção”, completou, da mesma forma.

O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, assinalou que a mudança é um marco divisório.

Para muitas mulheres, pode ser a diferença entre se curar ou não ter tempo para o tratamento.

“É isso o que São Bernardo está fazendo, sob a liderança do prefeito Marcelo Lima, entendendo que um atendimento de qualidade em saúde leva uma cidade adiante”, afirmou. “É um orgulho fazer parte desta equipe”, emendou.

Pioneirismo

A presidente da Comissão Nacional Especializada em Mastologia da Febrasgo, Rosemar Rahal, parabenizou a iniciativa e o pioneirismo de São Bernardo.

“No Brasil, 25% dos diagnósticos de câncer de mama é em mulheres com até 50 anos. Considerando que 80% da população brasileira é dependente do SUS (Sistema Único de Saúde), essa é uma decisão muito importante”, declarou.

“E por mais que haja indicações técnicas, nada aconteceria sem a assinatura do prefeito. Que essa assinatura represente o momento em que vidas estão sendo salvas”, concluiu.

Rosemar também explicou que, embora o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) recomendem o exame de rastreio para mulheres de 50 a 69 anos, essa decisão também está sendo revista junto à Agência Nacional de Saúde (ANS), com repercussão também para o SUS.

“São estudos antigos, feitos com um perfil epidemiológico que não corresponde à nossa população, então o que o prefeito Marcelo Lima está fazendo aqui hoje é extremamente importante”, finalizou.

São Bernardo conta com 102.700 moradoras entre 40 e 74 anos, das quais mais de 83.600 são usuárias do SUS, mais de 80% das mulheres nessa faixa etária.

As moradoras podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para agendamento de consulta com ginecologista e/ou médico da família e realização do exame, que terá periodicidade bianual, a menos que haja alguma alteração no resultado do exame.

You may also read!

Prefeito, Guto Volpi, destaca empreendedorismo de Ribeirão Pires com impacto social no último dia da Feira do Empreendedor Sebrae 2026

Falcão Nutri apresenta marca Pão do Vovô no estande da Prefeitura, unindo produção de alimentos, qualificação profissional e oportunidades

Read More...

Mauá terá passe livre no transporte municipal no segundo turno das eleições

Gratuidade estará disponível a partir das primeiras viagens, por volta das 4h, até a última viagem de cada linha Os

Read More...

Medalhistas brasileiros na Olimpíada Ibero-Americana de Química projetam futuro na ciência e na inovação

Competição internacional apoiada pela Abiquim reuniu estudantes de 15 países em Fortaleza, e o Brasil conquistou três medalhas de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu