Mapa colaborativo de animais silvestres, a inovação de São Bernardo

In ABCD On
Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC
Levantamento, denominado Vizinhos da Fauna, dar-se-á por link ou no aplicativo “SBC na Palma da Mão”; ação servirá para elaboração de políticas na área ambiental
Dentro das medidas em celebração ao mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de São Bernardo, governada por Orlando Morando, lançou na sexta-feira (21.6), em iniciativa inovadora, nova ferramenta para montar um mapa colaborativo de animais silvestres da cidade.
O levantamento é denominado, em primeiro lugar, Vizinhos da Fauna, que vai tornar-se uma espécie de inventário de dados da vida animal no município.
O Vizinhos da Fauna é, acima de tudo, uma ferramenta tecnológica, simples e intuitiva.
O sistema possibilitará, por exemplo, a interação da população com a fauna que habita o município.
Isso, em suma, por meio de envio de imagens de animais silvestres avistados na cidade.
Incentivando a participação dos munícipes, a ação vai servir como plataforma para o desenvolvimento de uma série de outras políticas públicas na área ambiental.
Isso, da mesma forma, como trabalho efetivo de educação ambiental e de conservação da fauna silvestre.

“É uma ferramenta diferenciada de educação ambiental que proporciona protagonismo ao cidadão e estimula a aproximação afetiva com a fauna urbana, despertando o desejo de preservar e cuidar dos nossos animais. Com os dados obtidos, será possível identificar e monitorar a presença de espécies silvestres na cidade, auxiliando no planejamento de ações de conservação da nossa biodiversidade”, frisou, em, resumo, a secretária de Meio Ambiente e Proteção Animal de São Bernardo, dra. Regina Célia Damasceno.

Pelo aplicativo

Ou em aba no aplicativo “SBC na Palma da Mão”, além de acessível também no site oficial da Prefeitura (https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sma).

Pelas diretrizes da ferramenta, o munícipe que avistar qualquer animal silvestre poderá anexar a foto ao sistema e indicar o nome pelo qual ele conhece o bicho.

Caso não saiba de qual espécie se trata, a equipe técnica da Prefeitura irá analisar e dar uma devolutiva ao interessado.
Os servidores técnicos terão o papel de validar a informação, visando que a imagem e os dados do animal sejam encaminhados para o mapa de forma precisa.
Promovendo, assim, o mais próximo possível de um registro científico.

Ícones

O acúmulo destes registros permitirá, portanto, a elaboração de um mapa de São Bernardo com ícones em diversos bairros e ruas da cidade.
Sempre demonstrando, em conclusão, que naquele local foi avistado um animal silvestre.
Ao clicar no “pin” é possível a visualização do animal e suas características.

You may also read!

Programa de recapeamento contempla vias do Jardim Cláudia, região dos Casa, e beneficia moradores

Com investimento de R$ 2,3 milhões de São Bernardo, pacote de melhorias viárias no bairro inclui pavimentação, acessibilidade e

Read More...

Prefeitura de São Caetano do Sul promove Caminhada Inclusiva de conscientização ao autismo

“Informação gera empatia. Empatia gera respeito!” Os dizeres de uma das muitas faixas na Caminhada Inclusiva pelo Abril Azul, mês

Read More...

Taka entrega novo tomógrafo ao Quarteirão da Saúde de Diadema

Equipamento de ponta substituiu o antigo e vai realizar, acima de tudo, mais de 600 exames de imagem mensais A

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu