Leitura lúdica diverte, educa e integra crianças com e sem deficiência visual em Diadema

In ABCD, Educação On
- Updated
Fotos: Mauro Pedroso/PMD

Na Biblioteca Interativa da Vila Nogueira, crianças receberam um kit da coleção “Dorinha e Turma da Mônica brincando pelo Brasil”, em braile

A Biblioteca Interativa da Vila Nogueira, em Diadema, recebeu crianças com e sem deficiência visual que acompanharam uma mediação de leitura lúdica e ganharam kits com um audiolivro e cinco livros da coleção “Dorinha e Turma da Mônica brincando pelo Brasil”, obra confeccionada em tinta e braile e com texto impresso em letras ampliadas para leitura por pessoas com baixa acuidade visual.

Três dos livros do conjunto – cada um deles sobre uma das cinco regiões brasileiras – foram trabalhados com cerca de 20 crianças pela mediadora de leitura Ana Cláudia Lima, que  encenou brincadeiras de um modo que possam também servir de inspiração para os pais ou responsáveis as retomarem em casa. “A mediação foi uma delícia, porque dentro de cada livro, além de se falar das regiões, da culinária, dos costumes, dos pontos, tem brincadeiras dentro.”

As atividades desta quarta-feira (13) contaram com a presença de alunos do Cais (Centro de Atenção à Inclusão Social) e seus familiares, de professoras dessa instituição municipal, de representantes da Rede de Leitura Inclusiva da região do ABC e do público em geral, propiciando um momento de muita integração.

“O evento foi incrível, porque pôde aliar a participação das crianças com e sem deficiência. Isso é integração, é atividade democrática e participativa, com todas as faixas etárias, todos os corpos, todas as pessoas aqui, letradas ou não, acompanhando a historinha”, destacou Angelita Garcia, articuladora da rede de leitura inclusiva da Fundação Dorina  Nowill para Cegos, organização sem fins lucrativos que se dedica à inclusão de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão.

Para Ruymar Marazo Soares, coordenadora da rede de bibliotecas da Prefeitura de Diadema, foi uma honra para a cidade ter recebido esse evento. A coordenadora acrescentou que esse espaço é acessível a pessoas com deficiência, contém uma lupa eletrônica para ampliação dos caracteres e uma seção de livros em braile, entre outras características. “A Biblioteca Interativa tem fama nacional e é referência até em outros estados”, disse.

A roda de leitura é uma das ações que englobam o projeto Dorinha pelo Brasil, cuja proposta é promover a inclusão e fomento à leitura para crianças com e sem deficiência visual por meio da produção e distribuição de histórias em quadrinhos. A atividade desta quarta foi realizada em parceria da Secretaria de Educação com a Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Criada pelo cartunista Mauricio de Sousa, a personagem infantil Dorinha é cega e viaja por todas as regiões do país em companhia do seu cão-guia. Pelo caminho, além de encontrar outras crianças, Dorinha conhece lugares turísticos e a cultura das regiões brasileiras.

You may also read!

Santo André acerta o retorno do meia Nelsinho para a série D do Brasileirão

O Santo André acertou o retorno do meia Nelsinho, de 29 anos, para a disputa da série D do

Read More...

Anjo-bem

Por Guttemberg Guarabyra* “Os olhos de Maria Anita...” Vinha dirigindo pela Avenida Santo Amaro, quando, perto da Avenida Morumbi, vi

Read More...

Willian cita pontos fortes do EC São Bernardo para buscar o acesso do Paulista A-3

O EC São Bernardo precisará reverter o placar da ida da semifinal para buscar o acesso no Paulista A-3,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu