Jovens da Fundação CASA de Santo André vivenciam arte contemporânea no Paço das Artes

In ABCD On
- Updated
Divulgação

Visita à exposição “Ainda não é o fim do mundo” desperta, acima de tudo, reflexões profundas sobre meio ambiente e sociedade

Três adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na Fundação CASA Santo André mergulharam no universo da arte contemporânea durante uma visita ao Paço das Artes, em São Paulo, na terça-feira (18.03).

Acompanhados por profissionais das áreas pedagógica e psicossocial, os jovens exploraram, portanto, a exposição “Ainda não é o fim do mundo”.

Ela reúne, por exemplo, 58 obras de 18 artistas, provocando reflexões sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente e os desafios do futuro.

Durante a visita, os adolescentes demonstraram, além disso, intensa curiosidade e engajamento ao interagir com pinturas, esculturas e instalações que abordam temas como sustentabilidade e mudanças climáticas.

Obra que retrata, em suma, uma floresta devastada por incêndios gerou debate sobre as consequências da destruição ambiental e a responsabilidade coletiva na preservação da natureza.

Os educadores do Paço das Artes incentivam o diálogo, ajudando os jovens a conectarem as mensagens das obras com suas próprias experiências de vida.

Importância

O diretor da CASA Santo André I, Marcelo Aparecido de Campos, ressaltou a importância dessa experiência.

“A arte é uma poderosa ferramenta de transformação. Proporcionar esse contato aos jovens amplia seus horizontes, incentiva a reflexão crítica e contribui para seu desenvolvimento pessoal e social”, disse, em resumo.

Mais do que um simples contato com a arte, essa atividade integra uma proposta pedagógica abrangente da CASA Santo André I.

As reflexões suscitadas pela visita serão aprofundadas na unidade por meio de discussão, atividades educativas e projetos que promovem a consciência ambiental e a construção de um futuro mais sustentável.

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, enfatizou que “vivências como essa despertam novos olhares sobre o mundo e sobre si mesmos, fortalecendo a autoestima e a construção de novas perspectivas de vida para nossos adolescentes. A arte, como expressão da cultura, tem o poder de transformar realidades, e proporcionar a esses jovens a oportunidade de vivenciar esse tipo de experiência é uma forma de ajudá-los a construir um futuro mais consciente e conectado com o mundo em que vivem”.

A exposição “Ainda não é o fim do mundo” permanece aberta ao público no Paço das Artes até 11 de maio de 2025.

Oferecendo uma oportunidade para os visitantes refletirem sobre as interações entre a humanidade e o meio ambiente.

Sobre a Fundação CASA

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) é vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.

Aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

Atende jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo.

A Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário.

Sempre com base no ato infracional e na idade dos adolescentes.

O que garante os direitos previstos na lei, pautando-se na humanização, e contribuindo, em conclusão, para o retorno do adolescente ao convívio social.

Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/ .

You may also read!

EMEB Chico Mendes fecha primeiro ano da ação de voluntariado em escolas de Diadema com o prefeito, Taka

A última ação de voluntariado do Transforma Diadema aconteceu, portanto, neste sábado (13.12). Foi, acima de tudo, a sexta edição

Read More...

Dia de Santa Luzia: BRK destaca a história da santa que faz parte de um dos pontos turísticos mais visitados de Mauá

Imagem da Santa, conhecida como a protetora dos olhos e da visão, pode ser vista na Gruta que também

Read More...

Ônibus decorados levam povo gratuitamente ao Natal Iluminado do Paço de São Bernardo

Veículos começam a circular neste sábado (13.12), conectando bairros à Esplanada do Paço com roteiros e horários definidos A Prefeitura

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu