Inscrições para o Fies começam nesta terça-feira (28/7) e vão até 4 de agosto

In Educação On
- Updated
Professor, historiador e cientista político Thiago Rocha

Programa é importante política pública de inclusão educacional, comenta especialista

Começam nesta terça-feira (28) e seguem até 31 de julho, pelo site, as inscrições no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para o 2º semestre de 2020. O resultado será divulgado no dia 4 de agosto. Pelo cronograma, o período para complementação da inscrição dos candidatos pré-selecionados será do dia 4 até 6 de agosto.

Inicialmente, as inscrições no programa eram esperadas para a semana passada, mas foram adiadas depois que o Ministério da Educação (MEC) identificou inconsistências no processamento da distribuição das vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior. Segundo o MEC, a medida foi importante para assegurar “a lisura e a transparência do processo seletivo”.

“O Fies é uma das grandes ferramentas para acesso ao ensino superior. É um programa que, apesar de receber críticas de alguns setores da sociedade, não pode ser descartado como uma importante política pública de inclusão educacional aos nossos jovens”, comenta o historiador, cientista político e professor especialista em preparação para vestibular Thiago Rocha.   

Os candidatos não pré-selecionados na chamada única do Fies podem disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. Diferentemente dos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni), para participar da lista de espera do Fies não é necessário manifestar interesse. Todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos na lista de espera. O prazo de convocação por meio da lista de espera é do dia 4 até às 23h59 de 31 de agosto.

Pode se inscrever na seleção do Fies o candidato que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e que tenha alcançado média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos. O interessado não pode ter zerado a redação e deve ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Programa

O Fies é um programa do MEC que concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos em instituições de educação superior particulares que participam do programa.O Fies é um modelo de financiamento estudantil moderno, divido em diferentes modalidades, podendo ter juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

You may also read!

Ainda há 885,9 mil clientes da Enel sem energia, relata o Governo do Estado

Joaquim Alessi Nota enviada pela Comunicação do Estado no início da tarde deste domingo (13.10) relata, em primeiro lugar, que

Read More...

Filippi aciona Aneel para cobrar Enel sobre restabelecimento dos serviços em Diadema

Prefeito conversa com Sandoval de Araujo Feitosa, diretor-geral da Aneel, e solicita, em primeiro lugar, que agência reguladora imponha

Read More...

Marcelo Lima caminha com Morando e festeja do Dia das Crianças com Luxemburgo

Candidato a prefeito reafirmou compromisso com a criação do hospital infantil municipal Marcelo Lima (Podemos), candidato a prefeito de São

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu