A Prefeitura de Santo André, por meio da Incubadora Pública de Economia Solidária, fechou uma parceria com o Atrium Shopping para a criação de um espaço de comercialização de máscaras artesanais de proteção contra a Covid-19 feitas pelas artesãs incubadas da “Costura Criativa”. O local passará a funcionar assim que as medidas de flexibilização puderem vigorar para shoppings. A medida não trará custos nem para a Prefeitura, nem para as trabalhadoras.
A máscara, feita em conformidade com as normas de Saúde, é forma de possibilitar faturamento para as artesãs, que tiveram sua fonte de renda paralisada por conta das medidas de isolamento social. Anteriormente, comercializavam seus produtos nas feiras e na loja da Incubadora de Economia Solidária de Santo André.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a iniciativa é importante para estimular os micro e pequenos empreendedores.
“O Atrium é um grande parceiro e já tivemos diversas iniciativas, como a captação de currículo, disponibilização de vagas de trabalho e parceiro na loja da Economia Solidária. Agora teremos mais esta ação, que permite nossos artesãos a venderem suas máscaras. Essa parceria é importante porque vem ao encontro de um dos maiores desafios, que é apoiar, ajudar e incentivar os micro e pequenos empreendedores”, disse.
Apoio à economia – Além da parceria com o Atrium Shopping, a Prefeitura também firmou parceria com a O3 Media para a criação do Santo André Ganhe Você, uma plataforma de marketplace para os empreendedores locais venderem seus produtos e comissionar colaboradores. Para acessar a plataforma, basta entrar no site: https://santoandre.ganhevoce.com.br/.https://santoandre.ganhevoce.com.br/.
Também foi realizada uma parceria com a Keepz para que as empresas locais divulguem seus produtos ou serviços. Para ter acesso à plataforma, basta clicar no link: https://www.servicos.keepz.com.br/compreemsantoandre e se cadastrar.
Há também uma parceria com o Sebrae para estimular as vendas de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). A listagem de empresas fornecedoras de EPIs em escala pode ser acessada por meio do link http://bit.ly/apoioeconomiacoronasa ao clicar no menu “Oportunidades Produtores Locais de EPIs”. Para as empresas interessadas em se cadastrar na listagem do município, basta preencher o formulário disponível no link http://bit.ly/fornecedoresepisa.
Por fim, foi criado um portal para consolidar todas as medidas emergenciais realizadas neste momento de crise. Por meio do link http://bit.ly/apoioeconomiacoronasa, os munícipes poderão ter acesso ao calendário das restrições de operações, benefícios tributários e fiscais, auxílio emergencial ao empreendedor, crédito emergencial e facilitação de procedimentos obrigatórios. Por fim, também poderão adequar sua operação com o atual cenário, verificar as vagas de empregos disponíveis, se voluntariar para ajudar a cidade, combater as fake news, e acessar outras ferramentas úteis para empresas e trabalhadores.
Texto: Renan Muniz