O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santos inaugurou em 2 de outubro, o “AME Hospitalidade”.
Trata-se, em primeiro lugar, de uma sala exclusiva para pacientes que moram distante e que se deslocam para atendimento na unidade.
Muitas vezes, por exemplo, esses usuários permanecem por bastante tempo abrigados no AME, aguardando a disponibilidade de transporte para o retorno.
O AME Santos é referência ambulatorial para cerca de 800 mil habitantes de três municípios: Bertioga, Guarujá e Santos.
Contudo, nas especialidades cirúrgicas e nas clínicas diagnósticas que não estão disponíveis em outros AMEs da região, a unidade atende a todas as nove cidades da Baixada Santista: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.
“Recebemos muitos pacientes de outros municípios que chegam por transporte coletivo ou transporte sanitário. Eles realizam suas consultas, exames e procedimentos e, quando terminam, permanecem na unidade esperando o horário do transporte para retornar às suas casas”, explica a diretora-geral do AME Santos, Dra. Sandra Giron Gallo.
Ela completa: “Pensamos neste novo espaço com muito carinho. Com o AME Hospitalidade, esses usuários passam a ter um local reservado e adequado para que possam aguardar, de forma digna, o horário de retorno. Estão disponíveis TV, água, café e um micro-ondas, caso tenham trazido alimentos e precisem aquecê-los”.
Faz toda a diferença
O presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, prestigiou a inauguração e parabenizou a equipe do AME Santos pelo olhar humanizado e pelo zelo com o bem-estar dos usuários.
“Esse espaço demonstra a preocupação da equipe com os pacientes e acompanhantes que utilizam os serviços do AME. É uma iniciativa simples, funcional e que faz toda a diferença. Agradeço à equipe do AME por este olhar de acolhimento e humanização”, disse, em resumo.
Além do dirigente da FUABC, também participaram da inauguração, em conclusão, representantes da DRS IV – Baixada Santista, a diretoria da unidade, funcionários e pacientes.